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Autoavaliação

por Coordenação publicado 03/12/2020 15h35, última modificação 24/02/2021 14h50

O processo avaliativo institucional na UFPB, é desenvolvido pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que possui as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP e designada pela Portaria R/GR nº 806, de 19 de abril de 2013, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.   A Comissão aplica anualmente pelo SIGAA, SIPAC E SIGRH um instrumento abordando um dos eixos. Este instrumento é respondido pelos três segmentos da UFPB (discentes, docentes e técnicos administrativos). A CPA disponibiliza ainda um questionário de forma permanente no seu site (https://www.ufpb.br/cpa) para os cursos que queiram aplicar no seu processo de autoavaliação; e ainda relatórios de autoavaliações realizadas.  

O Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFPB, bem como as práticas pedagógicas, são acompanhados, avaliados e reavaliados sistematicamente, pela Coordenação do Curso e ainda por pesquisas realizadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso.  Em paralelo à avaliação conduzida pela CPA da UFPB, o curso através da sua Comissão Interna de Avaliação do Curso desenvolve o processo de auto avaliação mediante formulário eletrônico com os alunos, docentes e egressos. Formulário este, estruturado sob as dimensões de avaliação do MEC. O formulário aborda, em termos gerais, os seguintes pontos: o perfil do respondente e sua atuação no curso, a organização didático pedagógica, a infra estrutura e instalações físicas, auto avaliação e satisfação geral. 

Além dos processos avaliativos indicados, são realizadas ainda pela Pro Reitoria de Graduação da UFPB as avaliações das disciplinas pelos discentes, ao final de cada semestre letivo. A avaliação apresenta 2 dimensões - a autoavaliação e avaliação do docente, onde os discentes avaliam seus docentes quanto à/ao:  cumprimento do plano e dos horários das aulas, relacionamento com a turma, comparecimento às aulas, atualização do conteúdo, clareza na exposição dos conteúdos, disponibilidade para atendimento extra-sala e qualidade da bibliografia e das avaliações. A avaliação é realizada através do SIGAA e todos os discentes devem respondê-la semestralmente. Os resultados ficam disponíveis para cada docente (individualmente) e para as chefias dos Departamentos (de todo o grupo de docentes)

 

CIAC 

Atribuições da Comissão:

I.preparar o projeto de auto-avaliação do curso;

II.conduzir os processos de auto-avaliação do curso;

III. determinar procedimentos de avaliação interna do curso, em consonância com as determinações da CONAES;

IV. sistematizar, analisar e interpretar as informações do curso, compondo assim uma visão diagnóstica dos processos pedagógicos, científicos e sociais da instituição e identificando possíveis causas de problemas, bem como possibilidades e potencialidades;

V. subdelegar competências no âmbito de cursos e áreas, para comissões de trabalho, determinando prazos para o cumprimento dos objetivos estabelecidos e especificando a forma de composição, o prazo de mandato e a dinâmica de funcionamento;

VI. dar ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades;

VII. propor aos órgãos competentes ações que melhorem a qualidade das atividades acadêmicas, a serem encaminhadas às instâncias competentes;

VIII. receber a Comissão Externa de Avaliação e prestar as informações solicitadas pela CONAES e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –INEP;

IX. convocar professores e técnico-administrativos, na forma da lei, e convidar alunos e membros da comunidade externa para prestar informações, fornecer documentos e detalhar dados enviados;

X. propor alterações nas competências da CIAC à Congregação;

XI. enviar o relatório final de avaliação anual para conhecimento do Colegiado de Curso.

Parágrafo Único. O caráter diagnóstico e formativo da auto-avaliação deve permitir a re-análise das prioridades estabelecidas no projeto institucional e o engajamento da comunidade acadêmica na construção de novas alternativas e práticas.

Slide1.pngConheça a Resolução referente à criação da CIAC: 

Resolução CCD 03/2020 - CIAC Design - Dispõe sobre a Comissão Interna de Avaliação do Curso de Bacharelado em Design (CCAE/UFPB)

Membros da Comissão (Portaria CCD N. 06/2020): 

  • Prof. Dra. Angélica de Souza Galdino Acioly (Presidente)
  • Prof. Dr. Kleber da Silva Barros (Representante Docente)
  • Prof. Dr. Leonardo Nascimento de Santos (Representante Docente)
  • Antônio da Paz Souza (Representante Técnico Administrativo)
  • Marcylio  Santos do Nascimento (Representante Discente Titular)
  • Dandhara Nascimento Pereira (Representante Discente Suplente)

 

AUTO AVALIAÇÃO 2020

Slide1.pngNão deixe de participar da Avaliação referente ao ano de 2020 através dos formulários a seguir: 

Formulário de auto avaliação do curso de Design 2020.1 pelo discente

Formulário de auto avaliação do curso de Design 2020.1 pelo docente

Acompanhamento do Egresso Design 2020

 

CONTATO:

E-mail: ciacdesign@ccae.ufpb.br