Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orientação de matrícula para o Período Suplementar 2020.1
conteúdo

Notícias

Orientação de matrícula para o Período Suplementar 2020.1

publicado: 16/08/2020 11h14, última modificação: 21/08/2020 15h19

ORIENTAÇÃO GERAL

É recomendado que o discente faça a leitura da Resolução n.º 19/2020/CONSEPE, que dispõe sobre a regulamentação de oferta de componentes curriculares para a graduação em um Período Suplementar. O discente também deve ficar atento aos prazos do Calendário Acadêmico disponível no Anexo I da referida Resolução.

Para realização de matrícula em disciplinas, toda e qualquer solicitação deve ser feita pelo discente no sistema Sigaa, no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis não realizará qualquer procedimento de matrícula de discente.

Especialmente durante o período de solicitação de matrículas do Período Suplementar 2020.1, de 17/08/2020 a 19/08/2020, além do atendimento por e-mail, os técnicos-administrativos da Secretaria estarão fazendo atendimento por telefone na seguinte escala de horários:

  • 09h às 12h: (83) 9 8700-7400 - Antônio Carlos
  • 10h às 14h: (83) 9 8634-5966 - Rômulo Batista
  • 14h às 17h: (83) 9 8772-6644 - Alex Alves

Durante o período de matrícula online, recomenda-se que o discente solicite as disciplinas ofertadas para seu período em curso (veja o fluxograma do Curso na página da Coordenação, na aba Projeto Pedagógico do Curso, e também veja abaixo a sugestão de disciplinas por período), ou que se matricule na(s) disciplina(s) em que reprovou, a fim de ter um melhor andamento no Curso.

A rematrícula deve ser usada para efetuar ajustes em matrícula de disciplina, que, porventura, não tenha conseguido durante a matrícula, por falta de vagas. Não é permitido fazer matrícula em uma disciplina e fazer trancamento desta para depois se matricular na mesma disciplina no mesmo período letivo.

A matrícula extraordinária deve ser feita apenas para o preenchimento de vagas que porventura ainda exista na turma. Ao fazer matrícula extraordinária, o discente já terá registradas as faltas das aulas ocorridas até o dia da efetivação da matrícula.

Excepcionalmente, no Período Suplementar 2020.1 será permitido realizar o cancelamento total ou parcial de componentes curriculares, conforme período estabelecido no Calendário Acadêmico.

Se necessário, para melhor ajustar o horário individual, o discente deve atentar que pode se matricular em disciplinas equivalentes, em especial quando se tratar de disciplinas da Estrutura Curricular de 2006 que não estão mais sendo ofertadas.

Para matrícula em disciplinas de outros cursos, a Coordenação deve ser consultada antes da realização da matrícula na respectiva disciplina, sob pena de não conseguir aproveitamento de disciplina.

É recomendado que o discente observe no Plano de Curso da disciplina as ferramentas tecnológicas necessárias para acompanhar a disciplina na modalidade remota.

Além das disciplinas, serão ofertados diversos cursos livres, minicursos, palestras, fóruns, seminários e oficinas, cuja inscrição deve ser feita no SIGEventos, usando o mesmo login e senha do Sigaa.

 

ALUNOS DA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2006

O discente da Estrutura Curricular de 2006 devem realizar sua matrícula na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso por meio do Sigaa, no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. Além disso, o discente deve ficar atento aos prazos do Calendário do Trabalho de Conclusão de Curso, para enviar à Coordenação do Curso o Termo de Compromisso para Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, assinado pelo seu orientador ou com a confirmação deste enviada por e-mail. A lista de docentes disponíveis para orientação no Período Suplementar pode ser vista no menu Trabalho de Conclusão de Curso. 

Veja as disciplinas que são equivalentes da Estrutura Curricular de 2006 com a Estrutura Curricular de 2016:

Disciplina da Estrutura Curricular de 2006 Disciplina da Estrutura Curricular de 2016
Administração Financeira Finanças Empresariais I
Administração I Fundamentos Empresariais
Auditoria Contábil Auditoria I
Contabilidade de Custos Contabilidade de Custos I
Contabilidade Pública Contabilidade para o Setor Público I
Direito Tributário Legislação Tributária para Ciências Contábeis
Estatística Estatística para Ciências Humanas e Sociais I
Métodos Quantitativos Aplicado à Contabilidade Métodos Quantitativos para Ciências Contábeis
Perícia e Arbitragem Contábil Perícia Contábil
Sistemas de Informações Contábeis Tecnologia da Informação
Teoria da Contabilidade Teoria da Contabilidade I

Para os alunos que estão faltando cursar Laboratório Contábil II ou outra disciplina necessária para a conclusão do curso que não esteja ofertada, é recomendado que realize solicitação de turma específica no Sigaa, no período definido no Calendário Acadêmico.

Veja as disciplinas da Estrutura Curricular de 2006, para as quais deve buscar turmas ofertadas para outros cursos: Instituições de Direito Público e Privado; Introdução à Sociologia; Português Instrumental; e, Princípio da Computação (para esta disciplina, aceita-se como equivalente Informática Administrativa do Curso de Administração).

 

ALUNOS DA ESTRUTURA CURRICULAR DE 2016

Os alunos do 7º e 8º períodos da Estrutura Curricular de 2016 devem ficar atentos aos prazos do Calendário do Trabalho de Conclusão de Curso, para enviar à Coordenação do Curso o Requerimento de Matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso I e II, assinado pelo seu orientador ou com a confirmação deste enviada por e-mail, a fim de serem matriculados no Trabalho de Conclusão de Curso I ou Trabalho de Conclusão de Curso II, respectivamente. A lista de docentes disponíveis para orientação no Período Suplementar pode ser vista no menu Trabalho de Conclusão de Curso.

Há disciplinas que podem ser cursadas em outros cursos, a exemplo de Ciências Atuariais: Análise das Demonstrações Contábeis, Matemática Financeira e Contabilidade III.

Não será dada equivalência de Introdução à Análise de Balanço por Análise das Demonstrações Contábeis, exceção feita somente em 2018.2.

 

SUGESTÃO DE MATRÍCULA POR PERÍODO

A oferta e o horário das disciplinas por turno e período letivo podem ser vistos aqui.