Você está aqui: Página Inicial > Contents > Oportunidades > Oportunidade de participar de visita técnica virtual ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL

A visita ocorrerá no próximo dia 08/10, às 15h
publicado: 01/10/2021 09h46, última modificação: 01/10/2021 09h46
Colaboradores: Larissa Guedes

No próximo dia 08/10, às 15h, ocorrerá uma visita técnica virtual ao Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL. Além do tour virtual, haverá uma sessão aberta a perguntas dos participantes. As vagas são limitadas e os estudantes da UFPB interessados em participar e receber certificado da visita devem realizar inscrição, preenchendo o formulário online disponibilizado pela organização. A plataforma utilizada será o Zoom e, oportunamente, o secretariado enviará o link de ingresso para os inscritos.

Em sua sede, em Assunção, o Tribunal abriga uma das melhores bibliotecas da América Latina dedicada aos temas da integração regional, além de conservar processos fundamentais para o desenvolvimento econômico da região que, agora, estão acessíveis, por exemplo, a pesquisadores do Direito, Economia, Relações Internacionais e Letras aplicadas às negociações internacionais da UFPB.

A visita é uma iniciativa resultante do acordo de cooperação internacional firmado entre o Tribunal e a UFPB, em 2020. O convênio, com duração de cinco anos, permite o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e técnicos, realização de pesquisas, estágios, capacitações, organização de cursos, seminários e eventos em geral, referentes ao Direito Internacional e da Integração e a outros temas afins às duas instituições.

Um dos idealizadores desse acordo de cooperação, o professor do CCJ/UFPB e árbitro do tribunal internacional do Mercosul, Marcílio Franca, lembra que, em 2021 o Mercosul comemora 30 anos e "a visita reforça a atuação internacional do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, familiarizando os nossos estudantes e pesquisadores com a arbitragem e a advocacia internacionais no Mercosul, em um momento de amadurecimento do bloco. Além do mais, fortalece e aprofunda as iniciativas de integração regional, estratégias fundamentais para enfrentar a pandemia do novo coronavírus e os efeitos econômicos catastróficos no pós-pandemia”.

----------

Fonte: Marcílio Franca, professor do CCJ-UFPB e coordenador pedagógico do convênio entre a UFPB e o TPR