Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Jean Carlos Cândido, estudante de Letras - Francês da UFPB, realiza intercâmbio na Université Lumière Lyon 2, da França

publicado: 11/04/2024 14h56, última modificação: 12/04/2024 08h46

Jean Carlos Cândido, aluno do curso de Licenciatura em Letras - Francês na UFPB, foi selecionado no ano de 2023 no Programa de Mobilidade Internacional - PROMOBI, para passar 1 ano na Université Lumière Lyon 2, da França. Nessa entrevista, Jean conta que desde o início do curso, em 2018, almejava realizar um intercâmbio, e quando surgiu a oportunidade da participação no PROMOBI, realizou a inscrição para o processo seletivo. Além disso, Jean também contou como foi o processo para participar do programa de intercâmbio e como está sendo a sua experiência na França.

Como foi o processo para participar do programa de intercâmbio?

Desde o início do curso, almejava participar de um programa de intercâmbio. Consciente da existência de parcerias entre universidades, busquei incessantemente por oportunidades nesse sentido. Embora muitas das parcerias fossem voltadas para áreas de ciências e tecnologia, persisti na busca, nutrindo um interesse crescente pelos estudos, especialmente na Didática de Língua Francesa como língua estrangeira.

Ao longo da graduação, conciliei os estudos com o trabalho para custear minha permanência na universidade. Essa dupla jornada tornava minha rotina desafiadora, porém, graças ao empenho e dedicação, consegui avançar sem reprovações, o que se mostrou fundamental para alcançar meu objetivo de participar de um intercâmbio.

Quando a pandemia eclodiu, minhas expectativas pareciam esmorecer, uma vez que estava próximo do limite máximo de conclusão do curso (com 80% da carga horária completa), condição necessária para participar do programa de intercâmbio. Contudo, com o retorno das aulas presenciais após o período de isolamento, surgiu a oportunidade que tanto almejava: o edital da ACI oferecia vagas para intercâmbio, incluindo oportunidades na França, e a Universidade Lumière Lyon 2 estava entre as instituições parceiras.

Decidi participar do processo seletivo e, embora tenha enfrentado nervosismo durante a prova de proficiência, consegui avançar. O processo seletivo transcorreu rapidamente, e, imerso na correria entre estudos e trabalho, fui informado de que havia sido aprovado e selecionado. No entanto, a ficha só caiu de fato quando recebi a carta de aceite da universidade, pois isso representava o primeiro passo concreto em direção à realização do meu sonho de intercâmbio.

Após receber a carta de aceite e organizar todas as documentações necessárias, embarquei rumo à França, sempre contando com o apoio inestimável da minha família e amigos. Tanto a UFPB quanto a Universidade Lumière Lyon 2 desempenharam papéis fundamentais nesse processo, proporcionando suporte valioso. Consegui alojamento pelo Crous, a um custo mais acessível do que as locações comuns na França, foi um alívio financeiro. Além disso, logo na segunda semana após minha chegada, consegui um emprego de estudante no próprio Crous, que me permite conciliar os estudos com a sustentação financeira, graças aos horários flexíveis.

A quanto tempo está na França e qual a sua rotina na instituição?

Já estou a sete meses na França, matriculado em disciplinas de Didática de Língua Francesa e participando de aulas obrigatórias de francês na universidade, que contribuem significativamente para meu desempenho acadêmico. O ambiente multicultural proporciona oportunidades únicas de networking, permitindo-me aprender sobre diferentes povos, línguas, histórias e culturas.

Quais as dificuldades que você tem enfrentado no intercâmbio?

Esse mergulho na cultura francesa também me fez confrontar algumas realidades. A língua francesa que aprendemos em sala de aula nem sempre corresponde à que ouvimos nas ruas, o que nos obriga a adaptar nossa comunicação. Além disso, a experiência das longas tardes de verão, quando o sol se põe por volta das 22h, confunde minha percepção do tempo, gerando situações engraçadas. Cometemos gafes linguísticas, mas cada erro é uma oportunidade de aprendizado.

Qual a importância do intercâmbio para você? E o que você tem a dizer a estudantes que almejam realizar um intercâmbio?

Acredito firmemente que esse intercâmbio está me abrindo portas, não apenas como aluno, mas também como futuro professor de francês. Desejo que todos os estudantes de língua estrangeira tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência enriquecedora, pois conhecer de perto cada detalhe da língua que estudam e admiram é verdadeiramente emocionante e gratificante. Encorajo os futuros intercambistas a aproveitarem ao máximo as oportunidades que surgirem e a não temerem sair da zona de conforto, pois é justamente isso que nos liberta e nos faz crescer.

Se você é estudante vinculado à UFPB e também quer participar da campanha UFPB Mundi e compartilhar sua experiência internacional de intercâmbio, responda o formulário online disponível em: https://forms.gle/LXHZkHvzdV9TrANN9. As respostas do formulário serão utilizadas para publicação no site e redes sociais da ACI-UFPB.

------------

Texto: Allecya Oliveira (estagiária 2023.2)