Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XX Encontro Estadual de História está com inscrições abertas para ouvintes e envio de trabalhos

publicado: 07/07/2022 19h00, última modificação: 07/07/2022 19h00
Evento contará com conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos, dentre outros

Foto: Angélica Gouveia

Entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro acontece o XX Encontro Estadual de História: Independências, Revoluções e Modernismos, realizado pela Associação Nacional de História (ANPUH-PB). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é parceira do evento por meio do Departamento de História (DH-UFPB), do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFPB) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFPB).

O encontro será realizado no formato online e contará com conferências, mesas redondas e lançamento de livros, simpósios temáticos, minicursos e assembleia.

As inscrições para ouvintes estão abertas até 30 de agosto. Já o processo de inscrição de trabalhos para serem apresentados nos simpósios temáticos segue aberto até o dia 25 de agosto. São 15 simpósios temáticos que abordarão temas como: cidades, memórias e espacialidades urbanas; história política do Brasil; mundo do trabalho; história e meios de comunicação; história e música; história e economia; escravidão e pós-abolição, dentre outros.

De acordo com a organização do evento, o tema foi escolhido diante da coincidência de comemorações, em 2022, do bicentenário da independência e do centenário da Semana de Arte Moderna, conforme explica o Prof. Ângelo Emílio, do Departamento de História da UFPB.

“A ideia é que o tema articule questões que digam respeito ao debate da independência, aos debates ligados à modernidade, à cultura, aos limites e impasses dessa modernidade, e questões dos movimentos sociais. Então, tem essa temática geral, mas dentro da estrutura do evento existe uma série de simpósios temáticos onde pesquisadores e estudantes apresentam trabalhos acadêmicos com uma temática muito vasta, uma diversidade temática”, explicou o docente.

Serão realizados 08 minicursos que abordarão áreas como gamificação no ensino da história, diáspora africana no Brasil, educação para o patrimônio cultural, história oral, dentre outros.

Ângelo Emílio incentiva a participação dos alunos da UFPB e do público em geral. “É uma oportunidade de ter acesso a uma temática muito variada, são temáticas muito diferentes que atendem a vários tipos de gostos e trazem uma formação complementar interessante, às vezes, questões que não têm tanto espaço para serem tratadas em sala de aula podem ser mais exploradas nesses eventos”, comentou o docente.

Docentes da UFPB fazem parte da comissão organizadora e da comissão científica do evento. Ao longo de 42 anos de atuação da Associação, em duas ocasiões a Paraíba sediou o Simpósio Nacional de História (1981 e 2003), importantes eventos nacionais da área, e nas duas ocasiões o evento aconteceu em João Pessoa, no Campus I da UFPB.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: anpuhpb.eventos@gmail.com

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins