Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Workshop e encontro de etnobiologia da UFPB atraem pesquisadores de 23 países
conteúdo

Notícias

Workshop e encontro de etnobiologia da UFPB atraem pesquisadores de 23 países

Eventos on-line ocorrerão simultaneamente, de 21 a 25 de setembro
publicado: 22/07/2020 20h42, última modificação: 22/07/2020 22h41
O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa, é um dos apoiadores das iniciativas. Foto: Angélica Gouveia

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFPB, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa, é um dos apoiadores das iniciativas. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, de 21 a 25 de setembro, o II Workshop de Etnobiologia e o I Encontro Internacional On-line de Etnobiologia. As atividades ocorrerão de modo  remoto, por meio de videoconferência, YouTube. Os interessados devem se inscrever através deste formulário on-line.

De acordo com Reinaldo Lucena, um dos organizadores dos eventos on-line, o objetivo das iniciativas é fortalecer a Etnobiologia e a Etnoecologia na UFPB e discutir a realidade das pesquisas com povos indígenas e populações tradicionais, com ênfase na relação entre a sociedade e a natureza.

“Os dois eventos ocorrerão simultaneamente. Pretendemos promover a possibilidade de internacionalização e parcerias de pesquisas entre grupos nacionais e internacionais”, conta o professor.

workshop e o encontro internacional têm como público-alvo discentes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino e/ou pesquisa nacionais e internacionais.

Até agora, pesquisadores de 23 países já confirmaram presença, entre eles Brasil, Inglaterra, México, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Peru, Equador, Geórgia e Brunei.

“Teremos participantes de todos os estados federativos do Brasil. As palestras serão em português, inglês e espanhol. Todas terão legendas em inglês e português”, adianta Reinaldo Lucena.

Os eventos on-line contam com a parceria da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, da Agência de Cooperação Internacional da UFPB, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da federal paraibana e do Laboratory of Ecology and Evolution of Social-Ecological Systems da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além de Reinaldo Lucena, fazem parte da organização das iniciativas Ezequiel Ferreira (UFPB), Isis Tamara (UFPB), Suellen da Silva (UFPB), Hercílio de Medeiros (Uniesp), Ulysses Paulino(UFPE), Camilla Marques (UNIESP) e  o Laboratório de Etnobiologia e Ciências Ambientais do Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, no campus I, em João Pessoa.

A programação completa do II Workshop de Etnobiologia e do I Encontro Internacional On-line de Etnobiologia está disponível aqui. Outras informações devem ser consultadas pelo e-mail  rlucena@dse.ufpb.br.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB