Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Vice-reitora Liana Filgueira representa a UFPB em seminário sobre governança sustentável em João Pessoa

publicado: 23/08/2024 17h14, última modificação: 23/08/2024 17h14
Evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Foto: Kleide Teixeira/Secom JP

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Liana Filgueira, participou, nesta sexta-feira (23), de um seminário sobre Governança Sustentável, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa. O evento, aberto ao público, foi realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura e contou com a presença dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes e Jorge Oliveira.

O objetivo do seminário foi contribuir para a redução, no ambiente e na vida das pessoas, dos impactos negativos nos processos de gerência e administração.

Convidada pelo secretário da Semam, Welison Silveira, para compor a mesa de honra, a Vice-Reitora elogiou a realização do seminário e ressaltou os avanços da UFPB na área de sustentabilidade. Ela mencionou a inclusão da Universidade, em 2023, no UI GreenMetric World University Ranking, que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES) pelo compromisso com a sustentabilidade. Em sua primeira participação, a UFPB alcançou a 24ª posição entre as 43 IES brasileiras avaliadas.

"Este evento é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da governança no setor público. Hoje, não podemos desvincular a gestão da sustentabilidade. A UFPB tem buscado uma administração consciente e transparente, com diversas ações em ensino, pesquisa e extensão voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acreditamos que, somente por meio da ciência e da inovação, encontraremos soluções para a situação alarmante que enfrentamos nesta questão. Infelizmente, já não é possível reverter os danos causados ao nosso meio ambiente; a única opção é unirmos as forças", declarou a Vice-Reitora.

Ministro João Augusto Nardes e Vice-reitora Liana Filgueira. Foto: Arquivo Pessoal da Profa. Liana Filgueira

Ainda em sua fala ao público presente, a Vice-reitora destacou a implementação da Política de Gestão de Risco pela Pró-reitoria de Administração (PRA) da Instituição e também o ingresso da UFPB na lista de órgãos e entidades da administração pública federal que atendem, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), integralmente à transparência ativa. Essa modalidade de transparência refere-se ao ato de divulgação de dados por iniciativa da própria administração pública. Em outras palavras, é quando esta publicidade é feita, por meio da internet, independentemente de requerimentos.

Também participaram do evento Diego Tavares, secretário municipal de Gestão Governamental (Seggov); Renata Andrade Santos, presidente da Rede Climática de Sustentabilidade e servidora do Senado; e Zilmara Alencar, secretária-geral da Associação Ibero-Americana de Juristas de Direito do Trabalho e Seguridade Social no Brasil.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins