Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB vai qualificar militares do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa

UFPB vai qualificar militares do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa

Corporação é responsável por obras de engenharia na área do Comando Militar do Nordeste
publicado: 18/02/2020 16h57, última modificação: 18/02/2020 16h57
Em contrapartida, organização vai ofertar vagas de estágio para estudantes da UFPB. Foto: Angélica Gouveia

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, recebeu, nesta terça-feira (18), a visita do assessor de Relações Institucionais do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, coronel Cléber de Jesus Oliveira, para discutir a possibilidade de parceria com vistas à disponibilização de vagas de estágio em diversas áreas do conhecimento para os estudantes da instituição, assim bem como o aperfeiçoamento profissional dos técnicos da corporação em nível de pós-graduação.

“O 1° Grupamento de Engenharia tem uma quantidade grande de obras no Nordeste brasileiro, a exemplo da Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional; a construção e manutenção de rodovias, a perfuração de poços artesianos no Semiárido Nordestino, entre outros trabalhos. Então a gente consegue disponibilizar esses canteiros de obras, esses ambientes de trabalho para os acadêmicos”, explica o coronel.

Os cursos de mestrado e doutorado de interesse para o 1° Grupamento de Engenharia são das áreas de Engenharia Civil, Elétrica e Química, Meio Ambiente, Informática, Saúde, Odontologia, Enfermagem e Direito.

A Reitoria da UFPB acenou positivamente à proposta do 1° Grupamento de Engenharia. De acordo com o coronel Cléber de Jesus Oliveira, está sendo estudado o instrumento de parceria por meio do qual serão apresentadas as demandas.

O objetivo, segundo o militar, é estimular a pesquisa nos trabalhos desenvolvidos pela corporação. “Por meio do conhecimento, nós geramos o crescimento. Buscamos exatamente isso”, afirma o coronel.

O 1º Grupamento de Engenharia planeja e coordena todas as atividades e obras de Engenharia executadas na área do Comando Militar do Nordeste, estando vinculado tecnicamente ao Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. Atualmente, é comandado pelo general Rogério de Cetrim Siqueira (Gen
SIQUEIRA).

Ascom/UFPB