Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB segue figurando no ranking internacional QS World 2025

UFPB segue figurando no ranking internacional QS World 2025

publicado: 07/06/2024 14h27, última modificação: 07/06/2024 14h27
Lista com 1,5 mil instituições classificadas foi elaborada pela Quacquarelli Symonds (QS)

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) segue fazendo parte do QS World University Ranking na edição 2025, que reúne as 1.500 melhores instituições do mundo. Os resultados foram divulgados no último dia 04, e nesta edição a Universidade se manteve na faixa de classificação global que considera o grupo das posições acima de 1.400, mesmo grupo que já estava no ranking edição de 2024.

A UFPB ingressou em 2021 no ranking que é elaborado anualmente pela consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS). Na atual edição, o ranking avaliou mais de 6 mil universidades, de 106 países.

Para o ranking a metodologia analisou artigos acadêmicos e opiniões de docentes e empregadores do mundo todo. As universidades foram avaliadas de acordo com nove indicadores: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de professor para estudante, citações científicas, número de estudantes estrangeiros, corpo docente internacional, sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa.

Entre as dimensões avaliadas, a UFPB se destaca no critério de rede internacional de pesquisa, item no qual alcançou 40.8 pontos, o que reflete os esforços da instituição para ampliar sua internacionalização.

Na mesma pesquisa considerando as universidades do Caribe e América Latina a UFPB ocupa a posição 101.

No total, são 35 as universidades brasileiras classificadas no ranking. Observando a classificação nacional, a UFPB está na 12ª posição, junto a outras 10 universidades classificadas na faixa das instituições que ocupam posições acima de 1.400.

O ano do ranking é relativo a 2025 com o objetivo de servir como um guia para alunos escolherem onde estudar no ano seguinte à divulgação do ranking.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins