Notícias
UFPB se reúne com Associação Paraibana de Energia Solar para o estabelecimento de parcerias
Na tarde de ontem (16), o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia recebeu o presidente da Associação Paraibana de Energia Solar (APBSOLAR), Bayron Silveira para o estabelecimento de parcerias.
A conversa contou com a presença do Prof. Paulo de Tarso, Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) e da Diretora-Presidente da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA), Profa. Kelly Gomes.
O Vice-diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), Prof. Marçal Rosas, o diretor do Centro de Informática (CI), Lucídio Cabral, o presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), Prof. Sandro Marden, e gestores das empresas Reinova Energia Inteligente, Demanda Energia, da UV Energia Solar e da Nord Energy também integraram a mesa de reuniões.
A reunião objetivou o fomento de colaborações entre a universidade e a APBSOLAR, visando a promoção de investimentos em capacitação e desenvolvimento de produtos atrelados ao segmento de energia solar fotovoltaica.
Conforme o Pró-reitor da PROPLAN, Prof. Paulo de Tarso, na conversa foram apresentadas as possibilidades que a UFPB tem a oferecer em termos de pesquisa e inovação. “A universidade já atua com a energia solar desde a década de 1970 e hoje tem um centro dedicado especificamente para energias alternativas renováveis e hoje nos reunimos para conversar sobre as várias possibilidades nesse meio, que a UFPB pode oferecer”, esclareceu o professor.
Sobre a reunião e a recepção da UFPB, o presidente da APBSOLAR, Bayron Silveira, destacou: “Vimos o patamar em que a UFPB está hoje e toda a sua técnica e evolução. Enxergamos um pouco de como está o encaminhamento dos investimentos e o desenvolvimentos dos departamentos e estamos muito felizes com a reunião”, disse o presidente da APBSOLAR.
A expectativa para os próximos meses, segundo o presidente da APBSOLAR, é desenvolver um protocolo de intenções, projetos e eventos futuros junto à UFPB, contribuindo assim, no desenvolvimento do setor de energia solar no estado da Paraíba.