Notícias
UFPB renova parceria com fundação da federal de Pernambuco para levantar recursos
O contrato da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi renovado por mais um ano.
Com vigência até agosto de 2021, a autorização para atuar, pelo segundo ano, como fundação de apoio na Paraíba foi concedida pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A renovação possibilitará a prospecção de recursos para o desenvolvimento de novos projetos a serem realizados pela federal paraibana. Na vigência anterior do contrato, foram captados fundos junto à empresa Synchro Sistemas de Informação LTDA.
Os recursos foram aplicados para o andamento do projeto de pesquisa "Programa de Colaboração para Soluções Fiscais Tributárias e Contábeis", com duração de 36 meses e que teve início em julho do ano passado, e para auxílio financeiro a estudantes e pesquisadores.
Não há um orçamento anual atrelado ao período de vigência da atuação da Fade na UFPB, de acordo com a gerente de projetos da fundação, Daniele Anízia. A gestora explica que, durante o período de atuação, os recursos administrados pela Fade vão sendo captados junto a instituições públicas e privadas e repassados para cada projeto beneficiado. Esses valores são aplicados ao longo da duração do projeto e todas as despesas são fiscalizadas pela fundação, segundo Anízia.
Além da própria UFPE, a Fade, que é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, também atua no apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB