Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona dez novos professores substitutos

UFPB recepciona dez novos professores substitutos

publicado: 27/05/2024 16h35, última modificação: 28/05/2024 11h04
Os novos docentes vão atuar em 3 dos 5 campi da instituição

270520242.JPG

Na manhã desta segunda-feira (27), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou uma solenidade da acolhida a dez novos professores substitutos que passam a contribuir com a instituição. Os docentes vão atuar nos Campi I (João Pessoa e Santa Rita), II (Areia) e IV (Rio Tinto e Mamanguape).

O momento foi conduzido pela Pró-reitora de Gestão de Pessoas Rita de Cássia, representando o Reitor Valdiney Gouveia, e ocorreu na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), localizada no prédio da Reitoria, no Campus I. A solenidade reuniu familiares e amigos dos novos servidores da UFPB.

270520243.JPG

Também esteve presente o coordenador de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), Fagner Oliveira. Em discurso direcionado aos novos docentes, Fagner deu as boas-vindas, parabenizando-os pela conquista.

“Desejo que a UFPB acolha vocês com todo o carinho, que vocês tenham uma boa jornada de desenvolvimento como docentes. Temos muita expectativa com o trabalho de vocês, que vocês possam também contribuir conosco”, disse Fagner Oliveira.

270520244.JPG

A professora Rita de Cássia recebeu os novos professores substitutos com o desejo de que este seja o primeiro passo para que, futuramente, venham a se tornar docentes efetivos da universidade. Ela destacou que as contribuições dos professores substitutos são muito importantes, uma vez que o vigor, disposição e criatividade podem revigorar áreas e departamentos.

270520245.JPG

“Vocês têm essa responsabilidade, alguns discentes lembram com carinho de professores substitutos, que ao longo da jornada acadêmica se tornam referência, e isso diz muito sobre a contribuição que vocês dão, e que a gente espera que continuem a dar, na formação dos nossos discentes”, disse a Pró-reitora.

Everton Fernandes de Lima, que será um dos novos docentes a atuar no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), é aluno egresso da UFPB, tendo cursado a graduação em Biblioteconomia, além do Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Ele comenta sobre o sentimento de gratidão em assumir um novo desafio dentro da universidade, e a expectativa de contribuir com os novos profissionais em formação.

270520246.JPG

“Alguns dos professores mais marcantes na minha trajetória acadêmica foram professores substitutos, foram professores que marcaram pelas contribuições, ponderações nas metodologias de ensino e possibilitaram que eu crescesse profissionalmente. Espero marcar meus alunos da mesma forma que fui marcado e semear um pouco essa semente de ser docente, da mesma forma que fui tocado”, disse Everton.

Ronieli Victor da Silva também é aluno egresso do curso de Arquivologia da UFPB. Ele, que fez o mestrado em Ciência da Informação e, atualmente, é aluno do Doutorado em Ciência da Informação da UFPB, passa a ser também professor substituto na instituição.

Para ele, a sensação de ocupar uma posição mais desafiadora dentro da universidade onde “foi criado” é maravilhosa. Ronieli conta que também foi estagiário do Museu Casa de Cultura Hermano José, um dos equipamentos culturais da UFPB, e que como docente pretende realizar projetos nas áreas de memória, patrimônio e cultura.

“As minhas expectativas são as melhores possíveis, até porque ter passado pela experiência que vivenciei na instituição faz com que eu me credencie para entender empaticamente as demandas dos alunos. E esse abraço que é dado aos professores substitutos aqui nessa recepção é importante, para que a gente possa desenvolver com mais empatia, tranquilidade e leveza esse processo acadêmico que é estar na universidade”, disse Ronieli.

Conheça os novos docentes substitutos da UFPB

Ângela Maria Pereira – Departamento de Promoção da Saúde, no Centro de Ciências Médicas (CCM);

Angélica da Silva Salustino – Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais, no Centro de Ciências Agrárias (CCA);

Cláudia Maria de Souza – Departamento de Morfologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS);

Everton Fernandes de Lima - Departamento de Ciência da Informação, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA);

Fernando Pessoa de Aquino Filho - Departamento de Direito Privado, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ);

Julia Silva Rensi – Departamento de Relações Internacionais, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA);

Laryssa Virgilio Pereira de Araújo - Departamento de Educação Básica, no Centro de Educação (CE);

Matheus Barbosa de Oliveira - Departamento de Ciências Exatas, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE);

Raíssa Herold Matias Richter- Departamento de Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Ronieli Victor da Silva - Departamento de Ciência da Informação, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins