Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita do Cônsul-Geral da França em Recife para diálogo sobre cooperação internacional

publicado: 09/09/2024 17h42, última modificação: 09/09/2024 17h42
Cônsul também participou de uma visita ao Campus IV, em Rio Tinto

Foto: Angélica Gouveia

Na manhã desta segunda-feira (9), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu a visita do Cônsul-Geral da França em Recife, Serge Gas. A acolhida ao Cônsul foi feita pela Vice-reitora, professora Liana Filgueira, no Gabinete da Reitoria.

O Cônsul realizou a visita institucional à UFPB acompanhado do representante do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IRD) no Brasil, Abdel Sifeddine, que apresentou os programas científicos do Instituto no Brasil, além da Vice-diretora do Centro do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE/UFPB), professora Fernanda Marques, e do docente do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente do Campus IV, professor Rafael Raimundo.

Na reunião, foram tratados temas como internacionalização e possibilidade de parceria da UFPB com a França. O Cônsul abordou as ações científicas e culturais do Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste. Segundo Serge Gas, o consulado da França tem recursos para apoiar colaborações e espera que essa visita ajude a fortalecer e a desenvolver mais cooperações, tais como nas áreas de sustentabilidade e inteligência artificial, bem como o intercâmbio de alunos e professores.

A Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, expressou a satisfação em receber representantes internacionais interessados no diálogo com a Instituição, principalmente sobre a sustentabilidade. “Na Universidade Federal da Paraíba, temos atuado bastante nessa área e podemos colaborar para a melhoria dos problemas ambientais que vêm acontecendo no mundo. Estamos preparados para isso”, afirmou, destacando o desejo de que a parceria também envolva o potencial dos quase 130 cursos da Instituição, seja na área da saúde, humanas ou tecnologia.

A visita do Cônsul ocorreu por ocasião de evento que aconteceu no Centro de Ciências Humanas, Letras e Arte (CCHLA), no Campus I, em João Pessoa. Na oportunidade, ele ministrou uma palestra sobre ações e possibilidades de estreitamento da cooperação entre a França e a UFPB, por meio de financiamento e investimento, principalmente no âmbito da sustentabilidade, que é o ponto de interesse comum entre os países.

“Vou continuar a visita, à tarde, no Campus IV, em Rio Tinto. Vou ver esse projeto incrível sobre o uso da inteligência artificial para o meio ambiente, que é um projeto franco-brasileiro. Estou bem orgulhoso que esse projeto foi fundado e espero que ajude muito nessa área”, disse o Cônsul.

Texto: David Kevin
Edição: Aline Lins