Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe representante do MEC para palestra sobre o programa PEC-G
conteúdo

Notícias

UFPB recebe representante do MEC para palestra sobre o programa PEC-G

publicado: 26/05/2023 18h12, última modificação: 26/05/2023 18h51
A Universidade atualmente tem 22 alunos vinculados ao programa, que oferece formação superior no Brasil a cidadãos de países em desenvolvimento

Foto: Vinícius Vieira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta sexta-feira (26), a visita do Consultor da Unesco na Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (CGAI) do Ministério da Educação (MEC), Rafael Duarte, para uma roda de conversa sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). 

A atividade faz parte da programação do evento “Consciência Afrocêntrica”, organizado pela Reitoria da UFPB e pela Agência de Cooperação Internacional da UFPB (ACI) em alusão à 60ª Semana da África, ocasião em que são realizadas diversas ações pelo mundo a fim de celebrar e debater questões sobre o continente para comemorar a criação da Organização da Unidade Africana (OUA), em Addis Abeba, capital da Etiópia, em 25 de maio de 1963. Confira aqui as demais atividades que compõem a programação do “Consciência Africana”.

O bate-papo contou com a presença de docentes, servidores técnicos-administrativos e representantes dos alunos que fazem parte do programa na UFPB e em outras instituições de ensino superior da Paraíba e de estados vizinhos. Os principais temas comentados por Rafael foram os números do PEC-G, a assistência estudantil e o processo de reconhecimento do diploma destes alunos em seus países de origem.

Segundo Rafael, a importância do programa se estende para além de oportunizar formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento que não podem ter tal profissionalização em seus países de origem. “O PEC-G é uma ferramenta de política externa muito importante para o Brasil, pois um dos princípios que rege as relações internacionais na nossa Constituição é a cooperação entre os povos. E, para as universidades anfitriãs, é uma interessante ferramenta de diversidade cultural”, observa. 

De acordo com a Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, todos os 22 alunos acolhidos atualmente pela Universidade por meio do programa vêm de países africanos, a exemplo do Congo, Cabo Verde, Nigéria, Camarões, Senegal, entre outros. Ao todo, no Brasil, há atualmente mais de 1600 estudantes vinculados ao PEC-G, oriundos de 51 países ao redor do globo. 

Apesar de o PEC-G ser um programa de cooperação, o que exige dos próprios estudantes ou dos governos de origem uma contrapartida financeira para a subsistência dos discentes no Brasil, segundo a ACI, a UFPB atualmente disponibiliza a eles acesso gratuito ao R.U. ou o Auxílio Restaurante Universitário em pecúnia. Além disso, alguns deles também recebem apoio financeiro pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), do MEC, no valor de 622 reais. 

Sobre o PEC-G 

O PEC-G é um programa desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação em parceria com universidades públicas que oferece oportunidade de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação na área de educação e cultura. Para participar do programa, os estudantes precisam comprovar a conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa. Após a finalização dos estudos, o aluno deve regressar ao seu país e contribuir com o desenvolvimento local, na área de atuação em que se graduou.

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB