Notícias
UFPB recebe estudantes da Suécia em intercâmbio internacional
Estudantes da Universidade de Örebro, na Suécia, dão início nesta segunda-feira (03) às atividades acadêmicas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentro do programa de intercâmbio financiado pelo governo sueco, por meio do Programa Linnaus-Palme.
Por meio desse programa, a UFPB estabeleceu um Acordo de Cooperação Acadêmica, que possibilitou o intercâmbio entre as duas instituições. “Em março passado, a comissão da Suécia se reuniu diretamente com a reitora Margareth Diniz, que assegurou apoio integral ao desenvolvimento do Programa na UFPB, além do apoio fundamental da Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB)”, disse o professor Felipe Avellar, do Departamento de Música da UFPB.
“Esse projeto faz parte da política de internacionalização da UFPB, consolidada no atual reitorado. A criação da Agência de Cooperação Internacional da UFPB facilitou muito esse trabalho, dando suporte integral às ações”, acrescentou Felipe Avellar.
O intercâmbio prevê a mobilidade de dois professores de cada instituição, por ano, bem como três alunos de cada instituição, por ano. No dia 17 de janeiro, três alunos da UFPB, da área de música erudita, viajaram para a Suécia, enquanto que, no último dia 30 de janeiro, três alunos suecos, da área de música popular, chegaram à UFPB.
Três alunos suecos permanecerão na Paraíba durante cinco meses, mesmo tempo que os alunos da UFPB ficarão em Örebro. Os alunos suecos são: Karl Segerborg (guitarra), Jonna Edvardson (canto), Jonatan Ryberg (saxofone). Já os brasileiros: Carolina Guimarães (violino), Estevão Batista (canto) e Juan Ardila (clarinete).
Felipe Avellar destacou, ainda, o intercâmbio entre as culturas e o quanto a experiência é enriquecedora para os alunos. “Eles chegaram com todo entusiasmo para conhecer a cultura local, a cultura paraibana, a música da nossa terra”, contou.
A UFPB é a terceira universidade brasileira a firmar a parceria com a Universidade de Örebro, dentro do programa com a Suécia, que tem um limite de renovação por oito anos. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade de Brasília (UNB) foram as primeiras.
Pela Suécia, o projeto é coordenado pela professora Lena Johnson (pianista). A primeira atividade dentro do programa aconteceu em outubro passado, com a chegada do professor sueco da área de composição e arranjo, de música popular, Jan Spardy. Ele ministrou disciplinas e palestras durante seis semanas na Paraíba.
Nesta terça-feira (04), o professor Felipe Avelar (violoncelista) viaja pelo programa para a Suécia, onde permanece por um mês, para ministrar disciplinas e apresentar palestras. Em março, o pianista e professor da UFPB José Henrique Martins também viaja para Örebro, onde fica por um mês e meio, e a professora Lena Johnson virá à Paraíba.
Firmado no ano passado, o projeto está em seu primeiro ano. Felipe Avelar adiantou que ainda neste semestre, entre os meses de março e abril, deverá ser lançado o segundo edital de seleção para o programa. O projeto é renovado anualmente.
O professor destacou, ainda, para o êxito do projeto, a importância do engajamento do Departamento de Música, do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, além da área de Música Popular.
Ascom/UFPB