Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe Embaixador de Portugal em visita institucional, nesta quinta-feira (23)

publicado: 22/05/2024 15h55, última modificação: 22/05/2024 16h39
Recepção ao embaixador será realizada no gabinete da Reitoria, no Campus de João Pessoa

220520248.jpg

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, na tarde desta quinta-feira (23), a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. O embaixador será recepcionado no gabinete da Reitoria, no Campus de João Pessoa, pelo Pró-reitor de Administração da Instituição, Cássio Besarria, em razão de viagem do Reitor Valdiney Gouveia para participar de reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A recepção na UFPB também terá a presença de outros pró-reitores da Universidade e de representantes da Secretaria de Cultura da Paraíba, além de contar com apresentação de cultura regional.

De acordo com a Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Profa. Ana Berenice Martorelli, a expectativa é de que a visita fortaleça ainda mais os laços da nação portuguesa com a Universidade, que já mantém acordos de cooperação com 12 instituições de ensino superior do país ibérico. Os convênios já beneficiaram, desde 2019, 130 discentes da UFPB com mobilidade acadêmica, modalidade em que os discentes cursam um ou dois períodos letivos da graduação em uma dessas instituições conveniadas.

Outros compromissos na Paraíba

O embaixador cumprirá uma extensa agenda no Estado, participando de reuniões com os executivos estadual e municipal pessoense, além de representantes da iniciativa privada.

Ainda na esteira da visita do embaixador à Paraíba, a Câmara Portuguesa da Paraíba, associação civil sem fins lucrativos que viabiliza negócios entre o empresariado paraibano e o país europeu, divulga o ‘II Encontro Luso-Brasileiro: Tributação, Turismo e Desenvolvimento’, que é realizado pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB em parceria com universidades portuguesas e o Governo do Estado da Paraíba.

A conferência, que já está com inscrições esgotadas, ocorrerá durante este fim de semana (25 e 26 de maio) no Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no Tribunal de Contas do Estado, em João Pessoa, e terá cinco paineis com abordagens transversais sobre administração pública, tributação, direito, turismo, meio ambiente e desenvolvimento urbano. O público-alvo do evento são profissionais liberais, estudantes universitários, servidores públicos, profissionais do setor de turismo e outras pessoas interessadas nos temas.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Reprodução através da página da Embaixada de Portugal em Brasília, no Facebook
Ascom/UFPB