Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará palestra sobre estudos de Diplomática, Documentoscopia e Grafoscopia
conteúdo

Notícias

UFPB realizará palestra sobre estudos de Diplomática, Documentoscopia e Grafoscopia

publicado: 11/10/2022 18h30, última modificação: 12/10/2022 09h07
Evento acontece nesta sexta-feira (14), às 9h

Foto: Angélica Gouveia

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá, nesta sexta-feira (14), às 9h, uma palestra, no formato híbrido, sobre estudos de Diplomática, Documentoscopia e Grafoscopia.

O evento busca propor um diálogo multidisciplinar entre a Diplomática, Documentoscopia, Grafoscopia e outras áreas do conhecimento necessárias para a gestão dos documentos no serviço público e na UFPB.

Desse modo, a palestra objetiva contribuir com a formação e o desenvolvimento de estudantes da graduação e da pós-graduação nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Direito e Ciência da Informação e também fomentar, junto aos docentes, pesquisadores e interessados na temática, reflexões sobre os impactos desse tema no acesso à informação, verificação da autenticidade de documentos e preservação da memória.

A parte presencial do evento será realizada na sala de multimídia do CCJ. Para aqueles que desejarem participar remotamente, será disponibilizado um link com a transmissão ao vivo, no dia da palestra, por meio do perfil no Instagram do projeto (@memoriadireitoufpb).

Os interessados em participar devem se inscrever, até às 23h59 de quinta-feira (13), pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SigEventos (https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/palestradiplodocgraf). Tanto o público em geral quanto estudantes, docentes, servidores e pesquisadores da UFPB e de outras instituições podem participar. Ao todo foram disponibilizadas 200 vagas.

A iniciativa parte do projeto de extensão “Preservação da Memória do Curso de Direito da UFPB”, vinculado à Direção do CCJ, que tem como um dos seus objetivos realizar o processamento técnico dos documentos arquivísticos analógicos e digitais acumulados de 1949 até os dias atuais, para torná-los disponíveis para consulta pela sociedade e capacitar a comunidade sobre a temática da preservação da memória por meio do tratamento dos arquivos.

A abertura do evento será presidida pela coordenação do projeto. A palestrante convidada é a Profa. Maria Amélia Texeira, da Faculdade de Letras e Ciência da Informação da Universidade de Coimbra, em Portugal, que participará da conferência de forma remota utilizando a plataforma da RNP. Haverá espaço para perguntas e diálogo com os participantes.

O Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e a Faculdade de Letras e Ciência da Informação da Universidade de Coimbra/Portugal apoiam a iniciativa.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia