Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realizará cerimônia de premiação da Olimpíada Pessoense de Matemática
conteúdo

Notícias

UFPB realizará cerimônia de premiação da Olimpíada Pessoense de Matemática

publicado: 11/08/2022 18h51, última modificação: 11/08/2022 18h51
Evento acontecerá nesta sexta-feira (12), às 14h, no Auditório da Reitoria da UFPB

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba realizará amanhã (12), às 14h, no Auditório da Reitoria, a cerimônia de Premiação da Edição 2021 da Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM 2021). 

Na ocasião, irão compor a mesa: o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Veloso Gouveia; a  Pró-Reitora de Extensão, Berla Moreira de Moraes e o Chefe do Departamento de Matemática, Prof. Bruno Ribeiro. O Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e a Secretária de Educação do município, Maria América de Assis Castro, também estarão presentes na cerimônia. 

A confraternização será um momento de integração entre os participantes, os premiados, suas famílias e os demais envolvidos no projeto. Durante as boas-vindas e Início da solenidade, haverá uma apresentação do Coral Canto Livre Meninada. O horário previsto para a entrega das medalhas é às 15h30. 

A premiação é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão "Olimpíada Pessoense de Matemática”, do Departamento de Matemática vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB. 

Durante o ano de 2021, o projeto atuou em 65 escolas públicas e privadas de João Pessoa e região, desenvolvendo ações de estímulo ao estudo da Matemática com o intuito de influenciar na melhoria do ensino da Matemática nas Escolas do Ensino Fundamental e Médio e de promover novos talentos. 

Junto a isso, o projeto também atuou na capacitação de professores, auxiliou na integração entre a Universidade, os estudantes e profissionais da área de ensino e estimulou pesquisas sobre a Metodologia de Resolução de Problemas com o envolvimento de bolsistas e voluntários.

Na edição de 2021 foram inscritos 1400 alunos do nível fundamental e médio. As provas ocorreram de forma virtual no dia 30 de outubro do ano passado e foram feitas por equipes de 3 alunos e estruturadas por níveis. 

O nível 1 é destinado para alunos do 6° e 7° ano; o nível 2 abrange turmas do 8° e 9° ano e o nível 3, os alunos do ensino médio. Em cada nível, foram elaboradas provas discursivas com 5 (cinco) questões valendo 20 pontos cada. 

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Felipe Wallison Chaves, a cerimônia é um momento importante para todos os envolvidos e representa os resultados de um ano de trabalho.

“Tivemos desafios mas buscamos superar porque entendemos que é importante, nós como universidade estarmos presentes e próximos da sociedade e contribuir de certa forma para o descobrimento de novos talentos paraibanos”, disse o professor.  

Segundo o docente, para as crianças e os jovens a premiação é fundamental para que elas possam ver que o trabalho realizado é importante para sua formação, “porque são esses jovens que daqui alguns anos estarão dentro da universidade”, pontuou. 

Para a determinação da premiação, foi levada em conta a pontuação total de cada equipe, sendo estas divididas em medalhistas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Sobre a trajetória do projeto e as premiações, o coordenador relata: 

“É muito bonito ver no rosto dos jovens que eles se desafiaram, superaram seus limites e que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Nosso desejo é que eles vejam que a matemática é uma ferramenta importante na vida e na no dia a dia da população”, concluiu o Prof. Felipe Wallison.  

Sobre a Olimpíada:

A Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM) é um projeto de extensão, aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Probex), com mais de 30 anos de existência, que tem o objetivo de identificar, motivar e desenvolver jovens talentos na área de matemática, assim como despertar o interesse destes para uma carreira em Ciência e Tecnologia. 

A ação é voltada, exclusivamente, para alunos regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do estado da Paraíba e que estejam cursando desde o 6° ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. 

O projeto é uma competição regional com objetivo de estimular o estudo da Matemática e a descoberta de novos talentos; desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores; influenciar na melhoria do ensino da Matemática no nível básico; promover a integração entre a Universidade, os estudantes e profissionais da área de ensino, dentre outros. 

Para manter o espírito olímpico e científico ativo durante a pandemia, o projeto buscou inovar e realizar uma competição de forma totalmente remota, o que acabou possibilitando a expansão do projeto e a participação de mais escolas do Estado.

Mais informações estão disponíveis no site do projeto: http://www.mat.ufpb.br/opm

***
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia