Notícias
UFPB realiza Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Informática (CI), realiza, até esta sexta-feira (5), a 53ª edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), no formato virtual.
O simpósio é composto por minicursos, conferências plenárias, sessões técnicas de comunicação oral e sessões de pôsteres. Os artigos apresentados no SBPO cobrem os principais resultados da pesquisa nacional sobre Pesquisa Operacional e trazem soluções para desafios atuais de importantes áreas da tomada de decisão.
O evento é promovido pela Sociedade Brasileira Pesquisa Operacional (SBPO) e congrega anualmente especialistas da academia e da indústria com atuação de destaque no cenário nacional e internacional.
A Pesquisa Operacional é a área de conhecimento que estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar na tomada de melhores decisões nas mais diversas áreas de atuação humana. Do ponto de vista prático, a PO demanda um esforço de equipe, em geral multidisciplinar, exigindo uma estreita cooperação entre líderes (tomadores de decisão), analistas e pessoas que serão afetadas pela ação de gestão. Sendo assim, demanda uma interação natural entre as áreas de administração, engenharias, computação e matemática.
O evento tem o diretor do CI/UFPB, Prof. Lucídio Cabral, na coordenação geral do Comitê Organizador, em parceria com o pesquisador Cristiano Torfezzan, da Unicamp, campus de Limeira, São Paulo. O Comitê Organizador é também integrado pelos docentes Teobaldo Bulhões (UFPB João Pessoa); Gilberto Farias (UFPB, João Pessoa); Bruno Bruck (UFPB, João Pessoa); Anand Subramanian (UFPB, João Pessoa); Roberto Quirino (UFPB, João Pessoa); Ana Flávia Macambira (UFPB, João Pessoa); Bruno Jefferson Pessoa (UFPB, João Pessoa); Renata Jerônimo Pinto (UFPB, João Pessoa); Thiago Gouveia (IFPB, João Pessoa); Hugo Kramer (UFPB, João Pessoa) Caroline Mota (UFPE-BR); Priscila Cristina Berbert Rampazzo (UNICAMP, Limeira) e Marcone Jamilson Freitas Souza (UFOP-BR).
Programação e outras informações estão disponíveis na página do evento.