Notícias
UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
Na manhã de terça-feira (26), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu a cerimônia de posse da nova Diretora e do vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), do Campus III. O evento ocorreu às 9h, na Sala de Reunião da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), no Campus I, em João Pessoa.
A cerimônia foi presidida pela Reitora da UFPB, Professora Terezinha Domiciano, e contou com a presença de representantes dos corpos docente, discente e técnico-administrativo da instituição, além de autoridades convidadas.
A professora Fabrícia Sousa Montenegro, docente da UFPB, tomou posse no cargo de Diretora do CCHSA, conforme designação feita pela Portaria SCRF/PROGEP/Nº 780, de 19 de novembro de 2024. A Reitora, no uso de suas atribuições regimentais, deu posse à nova Diretora.
Além disso, o Professor Otávio do Carmo de Oliveira Neto, também docente da UFPB, assumiu o cargo de Vice-Diretor do CCHSA, conforme a Portaria SCRF/PROGEP/Nº 781, também datada de 19 de novembro de 2024.
A cerimônia foi marcada por um clima de renovação e expectativas para o futuro do Centro, com a presença de diversos membros da comunidade universitária que destacaram a importância da gestão para o fortalecimento da instituição.
A nova diretora do CCHSA, professora Fabrícia Montenegro, comentou sobre o que representa assumir o cargo no momento atual da UFPB.
“Assumir a direção do CCHSA é uma grande honra. Sou professora do Campus III há 15 anos e tenho testemunhado a importância da interiorização da universidade pública e o que ela representa para inclusão social e desenvolvimento da região do brejo paraibano. Então, é com muita responsabilidade, ética, diálogo, humanização e planejamento participativo que faremos a gestão do campus pelos próximos quatro anos”, disse.
Sobre os desafios que a nova gestão do CCHSA identifica, a diretora Fabrícia destaca a manutenção dos prédios, especialmente dos laboratórios e setores administrativos. Além disso, há a necessidade de realizar a manutenção de equipamentos dos laboratórios para ampliar a produção científica no Centro, e a urgência de resolver o problema de fornecimento de internet, algo que vai exigir o apoio da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) para ser resolvido.
Outro desafio que se coloca é reduzir a evasão e a permanência prolongada nos cursos. “Faremos esse trabalho de forma coletiva com a Coordenação Acadêmica, Assessoria de Graduação, Coordenações de Curso e Centros Acadêmicos, para que, através desse fórum permanente de gestão acadêmica, possamos estabelecer as metas e as estratégias para o alcance da qualidade educacional e melhoria dos índices da instituição”, concluiu a diretora.
Após a formalização da cerimônia, os empossados assinaram o Termo de Posse, que foi lavrado pelo Coordenador da SODS, Marcelo Sitcovsky, e ratificado pelas assinaturas da Reitora e dos empossados.