Notícias
UFPB realiza Ação Circular Cultural para estimular a visitação aos museus da Instituição
Proporcionar uma aproximação entre a comunidade acadêmica e o público externo aos espaços museológicos e culturais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um dos objetivos da Ação Circular Cultural - Roteiros de visitação da UFPB, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, sempre às tardes, e está com inscrições abertas até o dia 16 de setembro, ou enquanto houver vagas, por meio de formulário eletrônico.
A atividade é realizada pela Coordenação de Extensão Cultural (Coex), setor da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e oferece 110 vagas para o público interessado em participar de rotas integradas de visitação que serão divididas em dois roteiros culturais e um roteiro científico, passando por diversos setores museológicos e de acervos da UFPB.
A ação integra a programação da 16ª Primavera dos Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), que visa divulgar e valorizar as instituições museológicas nacionais, incentivando a visitação e a relação com a sociedade.
Os roteiros artísticos contarão com 40 vagas cada e para o roteiro científico serão destinadas 30 vagas. Para os roteiros com visitação externa ao Campus I, será disponibilizado transporte da Instituição. Nos setores internos o transporte se dará por caminhada guiada em grupo.
Para a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, “ao aderir à 16ª Primavera dos Museus, a Proex, por meio da Coex, promove de forma inédita um roteiro cultural pelos museus e espaços de visitação da UFPB, sendo essa uma forma de tornar acessível e difundir o patrimônio cultural e museal salvaguardado pela Instituição”, disse a docente.
Ainda de acordo com a gestora, com a estruturação de diferentes roteiros, a Proex deseja demonstrar a diversidade cultural e científica existente na Instituição, prevendo um alcance ampliado, que poderá se desdobrar na inserção das rotas no contexto turístico e cultural do estado da Paraíba, disse Berla Moraes.
O Circular Cultural é uma ação ligada ao projeto "Equipamentos de cultura e fruição artístico-cultural", coordenado pelo Produtor Cultural Alexandre Santos, da Coex. Segundo ele, essa é uma ação integrada e integradora, pois articula variados setores museológicos e de acervos culturais para uma ação comum, o que possibilita maior contato com as comunidades interna e externa. Ele ainda ressalta que a UFPB possui uma larga inserção no campo museal paraibano.
“Esta ação vem para fortalecer, integrar e visibilizar esses espaços, seus acervos e coleções, de modo a estender seu alcance para além dos muros da Instituição”, pontua.
Ao todo, serão visitados oito setores museológicos, laboratoriais e acervos culturais da UFPB e um equipamento cultural externo. Os setores da UFPB envolvidos são: Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - NUPPO, Acervo de Brinquedos, Museu Casa de Cultura Hermano José - MCCHJ, Casa da Ciência, Museu de Biodiversidade, Museu das Ciências Morfológicas - MCM, Laboratelier e Galeria Lavandeira. Já o equipamento cultural externo a ser visitado será a Galeria Galinha do Pé Seco, espaço gerenciado pela Ensaio Brasil, agência de artes visuais com anos de atuação na área.
A previsão é que nas futuras edições do Circular Cultural sempre haja a visitação a um equipamento cultural externo à Instituição, de modo a integrar a ação de extensão da UFPB e conectá-la às rotas culturais existentes.
Confira a programação do Circular Cultural:
20/09 - Roteiro artístico n º1
13h00 – Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular - NUPPO (Reitoria - Campus I)
- Exposição: Chamas da Cultura
13h45 - Acervo de Brinquedos (CCS - Campus I)
- Exposição: Acervo de Brinquedos: um passeio pelos gêneros de jogos
15h00 – Museu Casa de Cultura Hermano José (Jd. Oceania)
- Visita mediada à exposição de longa duração
- Exposição: Notícias de um amigo (Ensaio Brasil)
- Exposição: Hermano José e amigos: o prazer em compartilhar (Pinacoteca UFPB)
17h00 - Galeria Galinha do Pé Seco (Pedro Gondim)
- I Bienal Latino-americana de Arte Postal
21/09 - Roteiro científico
13h00 – Casa da Ciência (CCEN – Campus I)
- Apresentação do espaço pedagógico e ações de integração entre ensino, pesquisa e extensão
13h45 – Museu de Biodiversidade (CCEN – Campus I)
- Visita às Coleções Biológicas do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE/CCEN)
15h30 – Museu das Ciências Morfológicas (CCS – Campus I)
- Exposição de longa duração: “Da concepção à formação do corpo humano”
20/09 - Roteiro artístico nº2
12h30 – Laboratelier (CCTA - Campus I)
- Oficina livre de construção de brinquedos
13h45 – Galeria Lavandeira (CCTA - Campus I)
- Exposição: Vultus, de Davi Queiroz
15h00 – Museu Casa de Cultura Hermano José (Jd. Oceania)
- Visita mediada à exposição de longa duração
- Exposição: Notícias de um amigo (Ensaio Brasil)
- Exposição: Hermano José e amigos: o prazer em compartilhar (Pinacoteca UFPB)
17h00 - Galeria Galinha do Pé Seco (Pedro Gondim)
- I Bienal Latino Americana de Arte Postal