Notícias
UFPB publica portaria sobre prorrogação extra superior para mestrandos e doutorandos
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), publicou, na última segunda-feira (13), a Portaria 08/2021, alterando a Portaria 06/2021. Na nova portaria, os discentes poderão realizar pedidos de prorrogação extra superiores com limite de 6 meses para mestrado e 12 meses para doutorado.
O documento explica que os colegiados dos Programas de Pós-graduação (PPG), em caráter excepcional, e em decorrência da pandemia de Covid-19, poderão aprovar pedidos de prorrogação extra superiores.
A solicitação deve ser feita mediante justificativa individual do discente com anuência do orientador e aprovação pelo colegiado que comprove a impossibilidade de continuação da pesquisa e da escrita do trabalho final durante a primeira prorrogação autorizada.
Em vigor desde sua data de publicação, as disposições da portaria não se aplicam a discentes que atingiram o tempo máximo de curso, incluídas as prorrogações previstas no Art. 60 da Resolução n.º 79/2013 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), finalizado até dezembro de 2021.
As decisões de deferimento de prorrogação extra do Programa de Pós-graduação levam em conta as diretrizes e recomendações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino (Capes), assim como as definições da Área de Avaliação do PPG.
Os deferimentos deverão ser comunicados à PRPG para instruções e possíveis adequações no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia