Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB publica edital de cadastramento para candidatos a serem selecionados pelo SiSU 2ª Edição 2023
conteúdo

Notícias

UFPB publica edital de cadastramento para candidatos a serem selecionados pelo SiSU 2ª Edição 2023

publicado: 21/06/2023 12h38, última modificação: 21/06/2023 14h08
Cadastramento ocorrerá exclusivamente pela internet, nos dias 29 e 30 de junho

Foto: drobotdean/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou, nesta terça-feira (20), o edital da Chamada Regular dos estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) - 2ª Edição 2023. O edital detalha os procedimentos para o cadastramento obrigatório dos candidatos selecionados para 744 vagas ofertadas por meio do SiSU em 76 cursos de graduação no período letivo 2023.2 da UFPB. 

A seleção e a classificação dos postulantes às vagas da chamada regular são realizadas pelo SiSU/MEC, cabendo à UFPB realizar tão somente o cadastramento obrigatório dos estudantes selecionados, conforme documentação exigida no Edital. 

As inscrições para o SiSU - 2ª Edição 2023 seguem abertas até esta quinta-feira (22) no Portal do SiSU e, conforme cronograma disponibilizado pelo Ministério da Educação, a divulgação dos resultados da seleção está prevista para o dia 27 de junho. 

Segundo o Edital, o cadastramento será realizado nos dias 29 de junho (quinta-feira), a partir das 8h, até às 17h do dia 30 de junho (sexta-feira). Esse cadastramento ocorrerá, para todos os cursos participantes do SiSU - 2ª Edição 2023, exclusivamente pela internet por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFPB)

O candidato deverá verificar, de acordo com o curso escolhido, o dia e horário para realizar o cadastramento dos documentos exigidos conforme calendário disponibilizado no edital (Tabela no Anexo IV do documento). 

Uma vez selecionado na chamada regular do SiSU, o candidato receberá, conforme disposto pelas normas estabelecidas pelo INEP, código de acesso ao SIGAA, que será encaminhado ao e-mail do candidato cadastrado no ato da inscrição para participação no SiSU 2ª Edição de 2023. Com esse código, o estudante deverá acessar o Sistema para preencher o formulário e anexar a documentação comprobatória específica para sua modalidade de vaga. Todas as regras do cadastramento e do envio da documentação pelos candidatos estão minuciosamente detalhadas no edital. 

O resultado da análise documental será divulgado até o dia 03 de julho. E a retificação dos documentos apresentados, para os candidatos indeferidos, ocorrerá até às 17h do dia 04 de julho. A retificação só poderá ser realizada uma única vez. O resultado conclusivo da retificação será disponibilizado até 05 de julho. 

É de responsabilidade exclusiva do candidato a realização do cadastramento online, além de acompanhar eventuais alterações nas etapas do SiSU - 2ª Edição 2023 nos sites do MEC (www.mec.gov.br), do SiSU (www.sisu.mec.gov.br) e da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB (www.prg.ufpb.br). 

O candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas pela UFPB para cada curso de graduação que não realizar o cadastramento obrigatório, nas condições e prazos estabelecidos no Edital, perderá o direito à vaga.

Lista de Espera

Após a chamada regular, as vagas referentes ao SiSU 2ª Edição 2023, eventualmente não ocupadas e/ou oriundas de desistências, serão preenchidas mediante chamada de Lista de Espera, utilizando-se da lista de candidatos inscritos e disponibilizada pelo SiSU/MEC.

Para participar da Lista de Espera, o candidato deverá manifestar interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição no período de 27 de junho a 04 de julho, por meio da página do SiSU/MEC

Cotas e Bonificação estadual 

Além das vagas oferecidas pela política afirmativa decorrente de reserva de vagas definida pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de cotas), a UFPB dispõe também de bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residem no Estado da Paraíba e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em instituições de ensino regulares, públicas e/ou privadas.

Conforme o edital, os candidatos deverão optar por uma ou outra, não sendo permitida a aplicação dessas duas políticas afirmativas de forma cumulativa, atendendo, assim, aos termos da Portaria Normativa SESU/MEC nº 21/2012, que rege o certame.

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: drobotdean/Freepik
Ascom/UFPB