Notícias
UFPB promoverá evento em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa
No dia 05 de maio comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a data coloca em evidência o fato de que o português é a quinta língua mais falada no mundo, sendo a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.
Pensando nisso, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio da Agência de Cooperativa Internacional (ACI) e o Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais, preparou uma programação especial que busca celebrar a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.
O evento, em homenagem a data comemorativa, acontecerá nesta quinta-feira (05) no formato virtual, a partir das 9h, com transmissão ao vivo por meio do canal do YouTube do CCCHLA. Podem participar discentes, docentes e toda comunidade acadêmica bem como a população em geral.
A programação será dividida em dois momentos. Pela manhã, ocorrerá uma sessão diplomática que contará com a presença da vice-reitora da instituição, Profa. Liana Filgueira, a Profa. Dra. Maria Beatriz Pinto de Sá, da Universidade de Coimbra e ainda os embaixadores José Pedro Chantra D’Oliveira (Cabo Verde) e Olimpio Miranda Branco (Timor Leste). Nesse primeiro momento, acontecerão debates sobre a língua portuguesa na diplomacia e nos negócios.
Pela tarde, será promovida uma sessão linguística que dialogará sobre o ensino de português como língua estrangeira ao redor do mundo, sobre os mecanismos para a promoção internacional do português e ainda outras questões que englobam a temática. Na ocasião, além das palestrantes e professoras da UFPB, Andrea Pontes, Socorro Cláudia, e Cynthia Israelly Barbalho, irão compor a mesa, a Profa. Dra. Maria Elias Soares e a Profa. Dra. Maria Erotildes Moreira, ambas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Segundo a Profa. Ana Berenice, uma das coordenadoras do evento, a comemoração busca fortalecer o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português e ainda gerar visibilidade para questões idiomáticas e culturais da lusofonia a fim de ocasionar uma integração entre os povos desses nove países.
“Este é um evento de enorme importância para a criação de identidades e aproximação dos países de língua portuguesa, dispersos por quatro continentes, com aproximadamente 300 milhões de falantes. Esta é a quinta língua mais falada no mundo”, destacou a Profa. Ana Berenice.