Notícias
UFPB promove I Simpósio Internacional Jürgen Habermas
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em ação conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Universidade de Valência, promoverá, no período de 23 a 26 de novembro, o I Simpósio Internacional Jürgen Habermas. Com o tema “Ações coletivas globais e mundos da vida locais em diálogo”, a programação do evento contempla conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos.
O projeto surgiu de debates realizados na Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV) da UFPB, que mobilizou estudiosos e pesquisadores da comunidade científica nacional e internacional que investigam o pensamento habermasiano. O simpósio é gratuito e sua transmissão vai ser realizada pelo canal do YouTube da RIEV.
Para se inscrever e ser contemplado com certificado, os interessados devem preencher, até o dia 20, um formulário do Google Docs. O encontro vai contar com a participação de pesquisadores da Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
Para a Profa. Edna Gusmão Brennand, do Centro de Educação (CE) e integrante da RIEV, o momento vai ser uma oportunidade de discutir questões que envolvem as diferenças e convergências de problemáticas coletivas do mundo na atualidade.
“As expectativas são grandes. Nós teremos alunos de pós-graduação do Brasil inteiro apresentando os resultados de suas pesquisas. O simpósio é uma iniciativa desenvolvida em conjunto com diferentes entidades, evidenciando como, cada vez mais, as parcerias são importantes para a construção de projetos que dizem respeito à nossa sociedade”, destacou.
Durante o evento, serão realizadas conferências com 34 estudiosos do pensamento de Habermas e serão divulgados os resultados de 24 pesquisas enviadas para avaliação. Dois pesquisadores do pensamento de Habermas serão homenageados: os professores André Berten, da Universidade Federal da Bahia, e Manfredo Oliveira, da Universidade Federal do Ceará.
No dia 23, o Prof. André receberá um prêmio que levará seu nome, a ser concedido às melhores teses e dissertações defendidas entre 2010 e 2020 nos campos da educação, filosofia e interdisciplinar. E no dia 26, o Prof. Manfredo vai receber uma Medalha de Honra ao Mérito pelo conjunto de sua produção científica.
Clique aqui para conferir a programação completa do simpósio.
***
Reportagem: Ascom/UFPB com informações do CE/UFPB
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia