Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove evento sobre café agroecológico no Brejo Paraibano
conteúdo

Notícias

UFPB promove evento sobre café agroecológico no Brejo Paraibano

publicado: 25/05/2023 16h41, última modificação: 25/05/2023 16h42
Inscrições estão abertas até esta quinta-feira (25), no SigEventos

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado anualmente no dia 24 de maio, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, o evento ‘Café i Cultura no Brejo Paraibano’, um dia de campo sobre o cultivo de café agroecológico. 

Estão sendo ofertadas 25 vagas para a atividade, que é presencial, e as inscrições deverão ser realizadas no SigEventos até esta quinta-feira (25). A participação no evento é aberta à população, com direito a certificado. 

O evento ocorrerá nos Sítios Matinha e Tapuio, localizados em Serraria. A cidade fica a cerca de 15 km do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) do Campus III da UFPB, em Bananeiras, que organiza o evento em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a Prefeitura Municipal de Serraria e agricultores familiares locais. 

O ponto de encontro dos inscritos no evento será na Unidade Operativa da Empaer em Serraria. Não será disponibilizado transporte para a atividade. 

Segundo o professor Alexandre Araújo, do CCHSA, a agricultura familiar de Serraria tem tradição no cultivo agroecológico e na certificação orgânica. A produção de café em agroecossistemas na cidade existe desde 2016, o que torna sustentável o grão cultivado nestas condições. 

“O café agroecológico é aquele produzido respeitando a ecologia do lugar. No processo de cultivo se valoriza a conservação dos solos, das águas, a biodiversidade e os saberes da agricultura familiar. Não faz uso de agrotóxicos e nem desmatamentos”, descreve o docente. 

Veja a seguir a programação completa do ‘Café i Cultura no Brejo Paraibano’: 

9h - Visita ao Plantio de Café Agroecológico;

10h - Prática de plantio de café em Sistemas Agroflorestais;

15h - Torra artesanal e degustação de café.

Mais informações poderão ser obtidas no Instagram, nos perfis @cafe.agroecologico e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (Nepal).

* * *
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB