Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB planeja restauração da antiga Academia de Comércio com apoio da FIEP, Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado
conteúdo

Notícias

UFPB planeja restauração da antiga Academia de Comércio com apoio da FIEP, Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado

publicado: 19/12/2023 14h32, última modificação: 19/12/2023 14h32
Prefeito Cícero Lucena e o presidente da FIEP foram recebidos no gabinete da Reitoria nesta terça para tratar sobre o assunto

Foto: Angélica Gouveia

Nesta terça-feira (19), o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, recebeu o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco Gadelha, e o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, para dar início às tratativas visando a revitalização do prédio da antiga Academia de Comércio Epitácio Pessoa, no centro da capital. 

A ideia é que no local funcione uma escola ligada ao sistema S, para cerca de 2 mil alunos, e também atividades de empreendedorismo e inovação da UFPB. Para isto, os três gestores acertaram, no encontro de hoje, o estabelecimento de um grupo de trabalho, com membros de ambas as entidades, que será responsável pela elaboração do instrumento jurídico mais adequado para firmar um acordo de cooperação sem custos à Universidade. Neste acordo, que deverá, ainda, ser objeto de apreciação pelo Conselho Universitário da UFPB (Consuni), a reforma do prédio ficará a cargo da FIEP, devendo seguir todos os trâmites dos órgãos de preservação do patrimônio histórico. 

A edificação, cuja propriedade pertencente à UFPB foi reconhecida em maio deste ano pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), estava sem uso desde quando uma entidade privada que utilizava irregularmente desocupou o prédio, deixando-o com sua estrutura quase totalmente comprometida. Com esta desocupação, a UFPB passou a planejar sua reabertura com atividades de empreendedorismo e inovação. 

Segundo o Reitor Valdiney Gouveia, parte do espaço que não seria utilizado pela escola da FIEP deve abrigar as startups incubadas na Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) e também sediar a unidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) da UFPB. 

“Há interesse da UFPB em mobilizar os seus espaços em função das necessidades da sociedade paraibana. Sempre somos favoráveis a fazer parcerias, especialmente esta, que revitaliza o Centro, dá mobilidade e possibilidade para que as pessoas saibam que neste espaço da cidade existe vida”, disse o Reitor. 

Para o prefeito Cícero Lucena, a revitalização do prédio da antiga Academia de Comércio vai ao encontro do programa ‘Viva o Centro’, uma parceria entre o governo do Estado e o executivo municipal que consiste em uma série de medidas e projetos para revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, assim como adoção de medidas para fortalecer a segurança pública e a mobilidade urbana.  

“Esse gesto da UFPB junto à FIEP nos garante que estamos no caminho certo, servindo de exemplo para que outras instituições proponham projetos semelhantes, sempre com o objetivo de revitalizar o nosso centro de uma forma sustentável”, afirmou o gestor. 

E o presidente da FIEP, Francisco Gadelha, revelou que o sistema SESI/SENAI da Paraíba já possui os recursos em caixa para execução do projeto, que contemplará também a recuperação da Praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá), uma das mais importantes atrações turística do Centro Histórico da capital e que fica nas proximidades do prédio da Academia de Comércio. 

“Nós temos um olhar muito simpático sobre a recuperação do Centro Histórico de João Pessoa. Há algum tempo procurávamos um local na região central para colocar uma escola modelo, com equipamentos modernos, e que vai impactar a vida de dois mil jovens com formação profissional de qualidade”, declarou. 

Participantes

Participaram também do encontro o Secretário Municipal de Planejamento (Seplan), José William Montenegro, a jornalista Afra Soares, do Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa, vinculado à Associação Paraibana de Imprensa (API), e o Procurador Federal Omar Bradley. 

Além deles, gestores da UFPB também acompanharam a reunião, como o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) da UFPB, Professor Paulo de Tarso, o Pró-reitor de Administração (PRA), Professor Cássio Besarria, a Subprocuradora-Chefe da Procuradoria Federal junto à UFPB, Andreia Gadelha, e o chefe de gabinete, Professor Pablo Nogueira. O presidente da unidade da Embrapii da UFPB, Professor Euler Macêdo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade, também participou do encontro. 

 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB