Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB participa de chamamento público para o Projeto Mais Médicos para o Brasil
conteúdo

Notícias

UFPB participa de chamamento público para o Projeto Mais Médicos para o Brasil

publicado: 08/09/2023 15h30, última modificação: 08/09/2023 15h30
Objetivo da iniciativa é contribuir no aperfeiçoamento profissional dos médicos participantes do Programa Mais Médicos

Foto: senivpetro/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou inscrição no edital de chamamento público da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que faz parte do Programa Mais Médicos do governo federal, iniciativa que visa melhorar a atenção primária à saúde. 

O resultado do chamamento será divulgado pela Secretaria de Educação Superior do MEC nesta segunda-feira (11). A homologação do termo de adesão e compromisso entre as instituições convocadas e o MEC será publicada em 25 de setembro, quando também deverá ser anunciada a data de início das atividades de cada instituição no Projeto.  

O chamamento público visa convocar instituições públicas de educação superior para supervisionar os médicos participantes do Mais Médicos. Uma vez integradas ao PMMB, as instituições de educação superior - que passam a ser denominadas de instituições supervisoras - ficam autorizadas, entre outras atribuições, a realizar certames próprios a fim de selecionar tutores acadêmicos e supervisores que atuarão no acompanhamento acadêmico dos médicos participantes do PMMB e do Mais Médicos.

Durante a permanência no Mais Médicos, ao mesmo tempo em que atuam nas unidades básicas, os médicos selecionados passam por processos de aperfeiçoamento profissional realizados no âmbito do PMMB.

De acordo com o Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, a UFPB não tinha, até então, aderido ao Projeto Mais Médicos para o Brasil. 

“Houve uma procura por parte do Departamento de Promoção Social, em que há colegas bastante dedicados e empenhados em promover formação, e achamos bastante oportuna a demanda. Conversamos também com a direção do Centro de Ciências Médicas, para ouvir todos os atores, e decidimos que a UFPB irá aderir. Já realizamos a inscrição ao edital do Projeto Mais Médicos para o Brasil, pois entendo que é um momento oportuno, e é um programa necessário para que tenhamos a qualificação de nossos médicos”, disse o Reitor.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: senivpetro/Freepik
Ascom/UFPB