Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta fisioterapia respiratória gratuita em Clínica Escola

UFPB oferta fisioterapia respiratória gratuita em Clínica Escola

publicado: 05/04/2023 18h01, última modificação: 05/04/2023 18h25
Voltado para adultos, o tratamento é voltado para pessoas com doenças respiratórias

Foto: Angélica Gouveia

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pessoas com doenças respiratórias como asma, fibrose, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia, dentre outras, podem ter acesso a atendimento fisioterapêutico especializado gratuito.

A Clínica escola de fisioterapia deu início a oferta de atendimento de fisioterapia respiratória para adultos, sob a coordenação dos professores Rafaela Pedrosa e Eduardo Eriko Tenório de França do Departamento de Fisioterapia da UFPB.

Os atendimentos já foram iniciados e seguem até 16 de julho. São realizados nas terças e quintas-feiras, no período da manhã, das 07h30 às 11h30, mediante agendamento que pode ser realizado pelo telefone 3216-7497.

De acordo com Rafaela Pedrosa, os principais resultados esperados por meio da fisioterapia respiratória são “a melhora dos sintomas respiratórios, do condicionamento cardiorrespiratório e da qualidade de vida dos pacientes”, disse a docente Rafaela Pedrosa.

O tratamento dos pacientes seguirá os princípios norteadores dos protocolos de reabilitação pulmonar, onde serão submetidos a avaliação músculo esquelética, capacidade funcional e qualidade de vida e, após esta avaliação, serão submetidos de acordo com seu estado funcional a um treinamento combinado específico para os músculos respiratórios, inclusive com a utilização de bicicleta e esteira ergométrica.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins