Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferta 150 vagas em cursos técnicos presenciais no CAVN em Bananeiras

UFPB oferta 150 vagas em cursos técnicos presenciais no CAVN em Bananeiras

publicado: 02/06/2023 18h35, última modificação: 02/06/2023 18h35
As vagas são voltadas para quem já terminou o Ensino Médio

Foto: Oriel Farias

Entre os dias 05 e 29 de junho, os interessados em se aperfeiçoar profissionalmente com cursos técnicos podem se inscrever para uma das 150 vagas disponibilizadas pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na cidade de bananeiras.

São vagas para os cursos Técnicos de Nível Médio em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura, Nutrição e Dietética e Laboratório de Ciências da Natureza, na forma Subsequente, que é voltada para quem já terminou o ensino médio. Também podem se inscrever os candidatos cuja formação no ensino médio está em curso e será finalizada até o fim do primeiro semestre de 2023.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online no site www.cavn.ufpb.br/inscricao. Na seleção não haverá prova, a classificação dos inscritos se dará de acordo com a média das notas das disciplinas de Português, Matemática e Biologia, do 1º e 2º Ano do Ensino Médio. Por isso, para realizar a inscrição, o candidato deve enviar o histórico escolar ou declaração de notas anexado contendo essas notas.

Os candidatos devem estar atentos à necessidade de carimbo e assinatura das escolas de origem nos documentos comprobatórios das notas.

Também será necessário o envio de outros documentos pessoais e comprovantes específicos para os candidatos que se inscreverem em uma das cotas. Haverá reserva de 50% das vagas para candidatos egressos de escolas públicas, dessa porcentagem metade será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, e a outra metade será reservada para candidatos egressos de Escolas Públicas, independente da renda.

Dentro das vagas reservadas para os egressos de escolas públicas também haverá uma nova subdivisão na qual será aplicado um percentual para reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência. A quantidade de vagas para cada uma das cotas e documentação necessária para inscrição deve ser conferida no edital.

A seleção oferece 40 vagas para o curso técnico em agropecuária com duração de 1 ano e meio; 40 vagas para o técnico em agroindústria com duração de 1 ano e meio; 20 vagas para o curso técnico em aquicultura com duração de 01 ano; 40 vagas para o técnico em nutrição e dietética com duração de 2 anos; e 10 vagas para técnico em laboratório de ciências da natureza, com duração de 1 ano. Todos na modalidade subsequente.

Além de acesso a um ensino técnico profissionalizante de curta duração de qualidade, com professores mestres e doutores da UFPB, e corpo técnico qualificado, os alunos do CAVN também tem acesso a diversas políticas para apoiar a manutenção deles enquanto estudantes, conforme comenta o Diretor do CAVN, professor Edvaldo Medeiros

“Os estudantes têm a oportunidade de, a partir de uma seleção interna, acessar residência gratuita na escola e, a partir da residência, também ter alimentação escolar com 03 refeições gratuitas. Durante a realização do curso, os estudantes podem participar de programas de assistência estudantil com auxílios alimentação, transporte, moradia, e mais. Temos também programas de bolsas remuneradas como bolsa monitoria, bolsa de iniciação científica, de extensão, de aluno colaborador, e a novidade é a possibilidade de intercâmbio internacional. Estamos nos preparando para ofertar alguns estágios em Portugal com envio inicial de 04 alunos”, informou o Diretor Edvaldo Medeiros .

O CAVN conta ainda com 40 laboratórios nos quais os estudantes podem ter acesso ao aprendizado profissional especializado.

Os candidatos aprovados deverão realizar matrícula presencialmente na unidade do CAVN em Bananeiras. Durante todo o processo seletivo, o candidato precisar de esclarecimentos, pode entrar em contato pelo e-mail sec.cursos.cavn@gmail.com ou pelo (83) 99913-1364 (WhatsApp). O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 07 de julho, com início das aulas em 31 de julho.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins