Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB oferece 50 vagas para curso de extensão em direito ambiental
conteúdo

Notícias

UFPB oferece 50 vagas para curso de extensão em direito ambiental

Curso será centrado na obra do ambientalista mexicano Enrique Leff
publicado: 03/02/2020 16h52, última modificação: 03/02/2020 17h01
Estudo será no CCEN, Campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

Estudo será no CCEN, Campus I, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 50 vagas para o curso de extensão “Direito ambiental, racionalidade e territorialidade”. As aulas acontecem – nas terças-feiras do mês de março das 14h às 17h – no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Campus I, em João Pessoa.

As inscrições podem ser realizadas, até o terceiro encontro no dia 17 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

De acordo com o coordenador do curso, professor Fernando Joaquim, o objetivo da iniciativa é realizar conhecimento acerca do direito ambiental, destacando a relação da racionalidade com a territorialidade.

“Vamos trabalhar a questão da racionalidade e o problema dos territórios no direito ambiental. Concretizar um espaço de interação entre professor e aluno para a apropriação crítica com as ideias de racionalidade e territorialidade de Enrique Leff”, destaca.

Segundo o professor, o curso vai analisar a expansão da fronteira agrícola, do desemprego, do êxodo rural, da insalubridade urbana e da perda de identidades culturais por meio de obras do sociólogo mexicano Enrique Leff.  

“A contribuição dele permite entender como os novos direitos ambientais podem ajudar a desenvolver uma estratégia alternativa de desenvolvimento fundada na diversidade cultural e numa nova racionalidade produtiva”, enfatiza.

Risco ambiental

Para o professor Fernando Joaquim, atualmente a humanidade se encontra numa sociedade de risco, em que começa a reagir às ameaças ambientais produzidas pelo capitalismo.

“As características dessa sociedade são que os riscos ambientais se tornam imprevisíveis, não respeitam as desigualdades sociais, atingem as classes dominantes, não quebram a lógica do mercado e o problema ambiental ganha contorno político”, explica.

Enrique Leff

O sociólogo ambientalista mexicano Enrique Leff é considerado um dos principais intelectuais latino-americanos no âmbito da problemática ambiental.

Autor de obras como “A aposta pela vida”, “Discursos sustentáveis”, “Ecologia, capital e cultura” e “Saber Ambiental”, o estudioso se destaca na crítica da lógica de mercado como causa principal da insustentabilidade.

“As novas lutas sociais no campo se afastam do conservacionismo ecologista e dos projetos individuais de automarginalização da ordem social dominante. Elas desafiam a hegemonia das forças políticas e econômicas”, acentua o estudioso em sua obra “Ecologia, capital e cultura”.

A programação completa do curso de extensão sobre as discussões de Enrique Leff na UFPB pode ser conferida no plano de ensino.

Ascom/UFPB