Notícias
UFPB oferece 50 vagas para curso de extensão em direito ambiental
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 50 vagas para o curso de extensão “Direito ambiental, racionalidade e territorialidade”. As aulas acontecem – nas terças-feiras do mês de março das 14h às 17h – no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Campus I, em João Pessoa.
As inscrições podem ser realizadas, até o terceiro encontro no dia 17 de março, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
De acordo com o coordenador do curso, professor Fernando Joaquim, o objetivo da iniciativa é realizar conhecimento acerca do direito ambiental, destacando a relação da racionalidade com a territorialidade.
“Vamos trabalhar a questão da racionalidade e o problema dos territórios no direito ambiental. Concretizar um espaço de interação entre professor e aluno para a apropriação crítica com as ideias de racionalidade e territorialidade de Enrique Leff”, destaca.
Segundo o professor, o curso vai analisar a expansão da fronteira agrícola, do desemprego, do êxodo rural, da insalubridade urbana e da perda de identidades culturais por meio de obras do sociólogo mexicano Enrique Leff.
“A contribuição dele permite entender como os novos direitos ambientais podem ajudar a desenvolver uma estratégia alternativa de desenvolvimento fundada na diversidade cultural e numa nova racionalidade produtiva”, enfatiza.
Risco ambiental
Para o professor Fernando Joaquim, atualmente a humanidade se encontra numa sociedade de risco, em que começa a reagir às ameaças ambientais produzidas pelo capitalismo.
“As características dessa sociedade são que os riscos ambientais se tornam imprevisíveis, não respeitam as desigualdades sociais, atingem as classes dominantes, não quebram a lógica do mercado e o problema ambiental ganha contorno político”, explica.
Enrique Leff
O sociólogo ambientalista mexicano Enrique Leff é considerado um dos principais intelectuais latino-americanos no âmbito da problemática ambiental.
Autor de obras como “A aposta pela vida”, “Discursos sustentáveis”, “Ecologia, capital e cultura” e “Saber Ambiental”, o estudioso se destaca na crítica da lógica de mercado como causa principal da insustentabilidade.
“As novas lutas sociais no campo se afastam do conservacionismo ecologista e dos projetos individuais de automarginalização da ordem social dominante. Elas desafiam a hegemonia das forças políticas e econômicas”, acentua o estudioso em sua obra “Ecologia, capital e cultura”.
A programação completa do curso de extensão sobre as discussões de Enrique Leff na UFPB pode ser conferida no plano de ensino.
Ascom/UFPB