Notícias
UFPB lança selo e edital para seleção de artigos sobre obra de Celso Furtado
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou selo comemorativo em homenagem ao centenário do economista paraibano Celso Furtado e edital especial do Programa de Apoio à Produção Científica (Pró-Publicação) para publicação de três coletâneas temáticas acerca da obra do intelectual.
Para compor as três coletâneas cada autor deverá submeter texto/capítulo inédito que além de atender os critérios das diretrizes do edital, contemple uma das seguintes vertentes ou eixos: “Celso Furtado e o interesse nacional pelo desenvolvimento”, “Celso Furtado, história e relações internacionais” e “Celso Furtado entre desenvolvimento, cultura e literatura”.
Os textos devem ser submetidos até 30 de setembro, por meio do sistema de gerenciamento de livros Open Monograph Press (OMP), adotado pela Editora UFPB e disponível em sua página eletrônica. Serão investidos R$ 10.400 nas publicações. A divulgação dos resultados pela comissão de avaliação ocorrerá a partir de 30 de setembro.
A UFPB também organizou Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Pensamento de Celso Furtado, a fim de divulgar a obra do intelectual para a atual geração, por meio de pesquisas e de atividades de extensão. Participam pesquisadores de áreas como Direito, História, Geografia e Sociologia.
Segundo a professora Márcia Paixão, uma das integrantes do núcleo, uma série de eventos comemorativos tem sido desenvolvida neste ano, em parceria com o Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), a maior parte delas virtualmente, devido à pandemia do novo coronavírus.
Já foram promovidos, por exemplo, curso livre durante o primeiro período suplementar da UFPB nesta quarentena, solenidade do conselho, participação em reportagens do G1 e da TV Correio e solenidade da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, nesta sexta-feira (31).
Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país, autor do livro Formação Econômica do Brasil, que teve alcance mundial e foi traduzido para oito idiomas. O centenário do intelectual ocorreu no dia 26 de julho. Confira, abaixo, as próximas atividades comemorativas sujeitas a confirmação.
PROGRAMAÇÃO
Agosto
Palestra de economista convidado, ex-professor da UFPB, sobre desenvolvimento econômico
Setembro
Palestra de professor convidado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da área de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Econômico
Outubro
Palestra de professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da área de Ciência Política e Globalização
Novembro
Lançamento de coletânea de artigos em homenagem a Celso Furtado – parceria entre UFPB e o Corecon-PB
Dezembro
Palestra de encerramento das comemorações do centenário, com participação de professor convidado com atuação na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)
* * *
Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB