Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB lança observatório de enfrentamento de crise e pós-crise da Covid-19

UFPB lança observatório de enfrentamento de crise e pós-crise da Covid-19

publicado: 30/11/2021 18h40, última modificação: 01/12/2021 14h48
Projeto permite que gestores públicos consultem indicadores de proteção social e saúde

Crédito: Kiyoshi Hijiki-Getty Images

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Pública Sociais (Nepps), vai lançar, nesta quinta-feira (2), o observatório "Plataforma Covid-19 Paraíba: Observatório de indicadores sociais e de saúde para gestão do SUS e SUAS". Promovido em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o evento vai ocorrer de forma presencial, às 17h, na Fundação Casa José Américo de Almeida, em João Pessoa.

Por meio de um mapa dinâmico do estado da Paraíba distribuído em seus 223 municípios, o observatório permite que gestores públicos consultem indicadores de proteção social e saúde. O objetivo é contribuir com a tomada de decisões no combate à Covid-19 e sua crise e pós-crise sanitária e humanitária.

A ferramenta digital estará disponível como plataforma para gestores públicos e pesquisadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Os dados serão apresentados com mapas temáticos e notas técnicas, a partir do monitoramento de indicadores do SUS e SUAS, que expressam os serviços e benefícios prestados à população paraibana.

Coordenado pela Profa. Marinalva Conserva, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), o projeto é relativo à pesquisa “Plataforma Covid-19/PB: Relações entre Saúde, Território e Proteção Social em Tempos de Crise Sanitária”, que foi aprovada no edital Nº003/2020 da Fapesq. O estudo possui contribuições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Em seu desenvolvimento, o projeto contou com a colaboração de diferentes pesquisadores e estudantes da UFPB vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais - Nepps, ao Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Participaram do projeto Assel Shigayeva, Emanuel Luiz da Silva, Everlane Suane de Araújo, Leid Modesto, Lucas de Moura, Patrícia Medeiros, Thaúnna Cavalcante, Vanessa Lima, João Paulo da Costa e Ozivan Bezerra.

Para a Profa. Marinalva, a expectativa é contribuir com informações precisas e rápidas para a gestão pública, dentro das esferas estadual e municipal, no combate à Covid-19. “Trata-se de um importante produto para a gestão e a assertividade das políticas públicas em diversos prismas, seja para gestores, formuladores de políticas públicas, trabalhadores sociais e população em geral”, ressaltou.

O evento terá transmissão ao vivo pelos canais do YouTube Nepps em MovimentoFapesq-PBTV UFPB e pelo perfil do Nepps no Instagram.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins