Notícias
UFPB lança catálogo com mais de 250 artistas identificados nos quatro campi
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançará, nesta quarta-feira (6), catálogo com mais de 250 artistas identificados nos quatro campi da instituição. A apresentação do Censo de Arte e Cultura ocorrerá a partir das 9h, no Auditório da antiga Prefeitura Universitária, hoje Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), no campus I, em João Pessoa.
“O levantamento mapeou, entre servidores e discentes de nossos campi, as pessoas e os grupos ligados a atividades artísticas e culturais. Esses dados servem para auxiliar no planejamento de nossas ações”, afirma Antonio Gualberto Filho, responsável pela Coordenação de Extensão Cultural (Coex), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).
Para o gestor, é importante dar apoio e visibilidade aos artistas da comunidade universitária, para que eles tenham condições de continuar produzindo. “Há alunos, docentes e técnico-administrativos que se dedicam à poesia, fotografia, pintura e desenho, teatro e artesanato, audiovisual. Criamos o projeto de extensão Mostre Seu Talento, baseado no censo de 2016, para apresentá-los”.
Após o lançamento, o censo será disponibilizado para download, na página da Prac. Os membros da comunidade acadêmica poderão participar dos próximos levantamentos, por meio do preenchimento e do envio de formulários via Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa), para estudantes, e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh), para servidores. Os documentos serão disponibilizados em breve.
Esse censo de fluxo contínuo foi estruturado com o suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Os dados serão gerenciados pelo Observatório de Arte e Cultura da Prac, cujo funcionamento começará no próximo ano.
Ascom/UFPB