Notícias
UFPB lamenta falecimento do maestro Rafael Garcia
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lamenta com pesar o falecimento, aos 77 anos de idade, do maestro e professor Rafael Garcia, fundador do Departamento de Música da instituição. O falecimento ocorreu nesta terça-feira (12), no Recife, em decorrência de câncer no fígado. Ele estava internado há três semanas no Real Hospital Português.
Nascido no Chile e radicado no Brasil, Rafael Garcia iniciou sua trajetória em 1966, ao conhecer a pianista Ana Lúcia Altino, com a qual se casou há 54 anos. Garcia dedicou-se durante cinco décadas à música clássica nordestina.
Entre seus projetos, destacam-se a Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste; trabalhou ao lado de Ariano Suassuna e Cussy de Almeida na formação da Orquestra Armorial; e idealizou o Virtuosi, maior festival de música de câmara e que já contou com 23 edições realizadas no Recife, Gravatá, Garanhuns e outras cidades do Brasil, além de turnês internacionais no Chile, Argentina e Uruguai.
A UFPB apresenta sinceras condolências e se solidariza com familiares, amigos, colegas e fãs desse grande maestro que deixa um vasto legado na música e na cultura.
João Pessoa, 13/10/2021
Reitoria da UFPB