Notícias
UFPB lamenta falecimento do ex-reitor Antônio de Souza Sobrinho
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lamenta o falecimento do ex-reitor Antônio de Souza Sobrinho, aos 79 anos, nesta quinta-feira (8), no Hospital da Unimed, na Grande João Pessoa, devido à evolução de quadro de pneumonia, infecção pulmonar.
O corpo será velado no Cemitério Parque das Acácias, no bairro do José Américo, também na Região Metropolitana de João Pessoa. O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 10h30 desta sexta-feira (09).
Natural de Cajazeiras, no Sertão Paraibano, Antônio de Souza Sobrinho ingressou na UFPB no início da década de 1970 e fez parte da primeira geração de professores do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa.
Atuou, principalmente, nas áreas da Filosofia e Sociologia, com ênfase em Ética. Foi vice-reitor em 1985 e reitor de 1988 a 1992.
O chefe de gabinete da Reitoria da UFPB Raimundo Barroso credita a ele a abertura democrática na UFPB, porque foi o primeiro reitor da instituição após o Regime Militar (1964-1985) no país.
“Ele foi um dos fundadores da UFPB, no formato que é hoje. Fez parte da redemocratização universitária brasileira, sobretudo na UFPB. Isso implica adoção de condutas e critérios administrativos e políticos nos moldes e limites democráticos”.
Atualmente, Antônio de Souza Sobrinho era diretor geral da Universidade Aberta Vida, localizada no bairro de Manaíra, e professor horista do Instituto de Educação Superior da Paraíba, em Cabedelo. Ele também ocupava a cadeira nº 40 da Associação Paraibana de Letras.
Possuía graduação em Teologia (1964) e Filosofia (1962) e mestrado em Teologia (1966) e em Filosofia da História (1964), ambos pela Universitá Gregoriana Di Roma.
Ascom/UFPB