Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inscreve para curso de vivências em práticas integrativas em saúde
conteúdo

Notícias

UFPB inscreve para curso de vivências em práticas integrativas em saúde

Moradores, profissionais e estudantes da área de saúde podem se inscrever
publicado: 29/01/2020 10h10, última modificação: 29/01/2020 10h19
Curso é uma iniciativa do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB). Foto: Angelica Gouveia

Curso é uma iniciativa do Centro de Ciências Médicas (CCM/UFPB). Foto: Angelica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu inscrições para 40 vagas em curso de formação em práticas integrativas em saúde. O curso tem como público alvo os moradores do Cristo Redentor, em João Pessoa, e de territórios circunvizinhos, profissionais e estudantes da área da saúde, e trabalhadores da Unidade de Saúde da Família Vila Saúde, localizada naquele bairro. As inscrições vão até o dia 05 de fevereiro, quando começam as aulas.

A iniciativa é do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em articulação com o programa de extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica.

O curso abordará os diversos caminhos das Práticas Integrativas e Complementares (PICS). O objetivo é desenvolver aprendizagens sobre princípios educativos e reflexivos sobre as práticas integrativas, objetivando apresentar e discutir os principais pontos para a realização desses caminhos de cuidado e compartilhar experiências apreendidas em diferentes contextos.

O professor do Departamento de Promoção da Saúde Pedro José Santos Carneiro Cruz, doutor em Educação, explicou que a ideia é possibilitar que as pessoas, tanto profissionais de saúde, estudantes, como também a comunidade em geral possam se aproximar das práticas integrativas em saúde. “Saúde é fundamentalmente a busca pelo bem viver. E para ser alcançado, esse bem viver precisa ser cuidado, preparado e vivenciado”, disse Pedro Cruz.

De acordo com Pedro Cruz, as práticas integrativas e complementares em saúde trazem tecnologias, estratégias e experiências para o cuidado com a saúde, por meio de práticas não medicamentosas, com alimentação saudável, com a prática de atividades físicas, na busca do equilíbrio.

O curso terá início no dia 05 de fevereiro e segue até 31 de março. Ele será desenvolvido com sete aulas, sempre nas quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.

As aulas serão ministradas por professores universitários da UFPB, profissionais especialistas nas práticas integrativas e profissionais de Organizações Não-Governamentais (ONGs) com experiência na área.

Inscrições

As inscrições ocorrem de forma presencial, na recepção da USF Vila Saúde, no bairro Cristo Redentor, ou mediante o envio de e-mail para pedrojosecruzpb@yahoo.com.br. Os interessados podem, ainda, realizar as inscrições presencialmente no local das aulas, no primeiro dia do curso, dia 05 de fevereiro, até às às 13h30. As aulas ocorrerão no Salão Paroquial da Igreja São Lucas, na Rua Maria de Lourdes Marsicano, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Os participantes do curso, que é gratuito, recebem certificado pelo Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas).

PICS

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Ascom/UFPB