Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inicia consultas prévias com estudantes ingressantes em 2023.1 a partir desta segunda (5)

publicado: 02/06/2023 14h42, última modificação: 02/06/2023 14h42
As consultas serão realizadas pelas coordenações dos cursos pelo e-mail informado no cadastramento

UFPB INICIA CONSULTAS PRÉVIAS COM ESTUDANTES INGRESSANTES EM 2023.1 A PARTIR DESTA SEGUNDA (5)

Entre os dias 05 e 16 de junho, as coordenações dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizarão consultas prévias com os alunos ingressantes no período 2023.1 para confirmar o interesse dos candidatos em efetuar a matrícula no curso em que foram cadastrados.

A consulta prévia foi introduzida em abril deste ano pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), durante reunião que aprovou o calendário acadêmico do período letivo 2023.1. O objetivo da medida é confirmar o interesse do candidato em efetuar a matrícula no curso em que foi cadastrado, sob pena de cancelamento do vínculo.

Os ingressantes devem ficar atentos ao e-mail informado no ato do cadastramento no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), uma vez que as consultas serão efetuadas por meio deste canal. Os estudantes que não responderem à consulta ou informarem desistência da vaga não terão suas matrículas efetuadas e serão desligados do curso.

Já os candidatos que responderem positivamente serão matriculados pelas coordenações dos cursos, pelo SIGAA, em todos os componentes curriculares do primeiro período da estrutura curricular do curso, salvo os discentes que obtiveram parecer favorável ao pedido de aproveitamentos de estudos antes da fase de matrícula.

Para confirmar a resposta positiva à consulta, os alunos ingressantes deverão preencher e assinar uma ficha de requerimento de matrícula que seguirá anexa ao e-mail encaminhado pela coordenação.

A Pró-reitora de Graduação, professora Silvana Maciel, destaca que a assinatura da ficha deve ser de próprio punho, com posterior escaneamento do documento, ou utilizando assinatura digital. Neste último caso, o postulante deve observar as disposições contidas na Lei nº 14.063/2020.

Orientações às coordenações

No intuito de garantir a formalidade do ato, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) estabeleceu, conforme Ofício nº 158/2023 encaminhado às coordenações de curso, que seja utilizado o endereço de e-mail institucional da unidade para o envio das consultas aos discentes.

Para realizar a consulta prévia aos ingressantes, os coordenadores poderão utilizar a funcionalidade de consulta aos e-mails de contato dos discentes no SIGAA, através do seguinte caminho: Portal Coordenação Graduação - Relatórios - Discentes - Lista de Email dos Discentes com Vínculos; ou ainda: Portal Coordenação Graduação - Relatórios - Discentes - Lista de Ingressantes (com filtro de Ano-Período e Curso).

O período para efetuação das matrículas é de 26 a 28 de junho e, para fazê-lo, as coordenações devem acessar a seguinte funcionalidade no SIGAA: Portal Coordenação Graduação - Matrículas - Alunos Ingressantes - Matricular Alunos Ingressantes.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins