Notícias
UFPB ingressa em rede para desenvolvimento de tecnologias na educação
O Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ingressou, desde o mês passado, na rede do Observatório Tecnologia na Escola (Otec) para atuar junto à formulação de políticas públicas sobre tecnologia na educação.
O objetivo do projeto é ser um espaço de convergência e compartilhamento de conhecimentos, informações e dados sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na dinâmica pedagógica, buscando estímulos à pluralidade e complementaridade de estudos científicos na área.
Para o coordenador do núcleo, professor Henrique Menezes, a iniciativa possibilita a inserção da UFPB como uma fonte de produção e disseminação de conhecimentos para promover a transparência, a circulação de saberes e o desenvolvimento de tecnologias educacionais no estado.
“A origem do interesse do núcleo veio de conversas com a Secretaria Estadual de Educação sobre a importância de a Paraíba estar representada na rede, uma vez que o Estado possui políticas na área de introdução de novas tecnologias no ensino. Provavelmente vamos atuar com o desenvolvimento de pesquisas, monitoramento e avaliação das políticas públicas”, destaca.
O professor Henrique ressalta que o núcleo da UFPB vem se dedicando às políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e a educação no Estado é um tema da maior relevância. “Temos pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação que analisam os efeitos das políticas públicas na qualidade da educação e para o desenvolvimento local. Devemos estimular e evidenciar o que se tem feito no processo de formação educacional”, acentua.
A rede do Otec conta com 19 instituições brasileiras e busca, fundamentalmente, contribuir no monitoramento e na avaliação de ações para inserir as TICs como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de Educação Básica do país.
Ascom/UFPB