Notícias
UFPB faz levantamento da demanda dos servidores por cursos de capacitação
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realiza, até o dia 11 de maio, Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) dos servidores da UFPB. A pesquisa deve ser respondida por todos os gestores, via Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (Sigrh).
As informações deverão ser coletadas a partir de reuniões com suas respectivas equipes, a fim de que possam informar as necessidades de desenvolvimento dos docentes e técnico-administrativos em educação.
O levantamento é uma importante ferramenta de gestão que vai subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas(PDP) da UFPB para 2021. No deste ano, foram elencados 545 pedidos. Instituição tem mais de 6 mil servidores docentes e técnico-administrativos.
O plano está sendo elaborado pela Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) da Progep. O documento deverá ser encaminhado ao órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) até o dia 15 de junho. Por essa razão, prazo para preenchimento não poderá ser prorrogado.
A diretora da divisão, Renata Batista Benedito, destaca que a participação de todos os servidores e a adesão ao levantamento são de extrema relevância para garantir a oferta de ações que visem o desenvolvimento da instituição, assim como a concessão dos afastamentos e pedidos de licença para capacitação.
"Conforme o Decreto 9.991/2019, todas essas ações terão que estar previstas no PDP da instituição, não sendo passíveis de atendimento sem essa previsão. É importante que todos os gestores realmente respondam e já verifiquem se há previsão para o próximo ano de algum afastamento no seu setor, da equipe subordinada a ele”, alerta Renata.
Segundo a gestora, entre os cursos que sempre são demandados, estão os dos sistemas Sipac (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos), Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (Sigrh) e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que envolvem novas tecnologias para atividades docentes e cursos considerados atividades transversais, como ética, qualidade no serviço público, além dos relacionados à qualidade de vida.
Cada chefe imediato deve preencher o questionário com as necessidades da equipe. O gestor superior fica dispensado de informar as necessidades dos setores subordinados e indicará apenas aqueles da equipe diretamente vinculada.
Ascom/UFPB