Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB expõe barril de cimento mais antigo da América Latina
conteúdo

Notícias

UFPB expõe barril de cimento mais antigo da América Latina

publicado: 12/06/2023 16h42, última modificação: 12/06/2023 16h42
Artefato será apresentado ao público pela primeira vez no Semtec 2023, em JP

Foto: Divulgação

Pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais da Universidade Federal da Paraíba (Nepem/UFPB) vão expor o barril de cimento mais antigo da América Latina, durante o Seminário Técnico da Indústria de Cimento e Cal (Semtec), evento que vai ocorrer nesta quarta (14) e quinta-feira (15), no hotel Manaíra, em João Pessoa.

Segundo o coordenador do Nepem/UFPB, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Sandro Marden, o artefato, ainda desconhecido da comunidade de produtores de cimento, foi descoberto em 2018, como uma das evidências de funcionamento, no final do século XIX, de uma fábrica de cimento no município de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, apontando para um pioneirismo da Paraíba na produção desse tipo de cimento. 

A pesquisa, realizada pelo então doutorando da UFPB Alysson Medeiros, sob a orientação de Sandro Marden, reuniu evidências de que o estabelecimento, atualmente um prédio em ruínas, foi a primeira fábrica de cimento do tipo Portland da América Latina. A tese de doutorado de Alysson Medeiros foi publicada em 2020. 

“É relevante que a comunidade técnico-científica da indústria do cimento tenha conhecimento da história de sua indústria, cujo capítulo inicial deu-se na Paraíba, terra que acolheu a primeira fábrica de cimento Portland da América Latina, local onde o artefato foi identificado e resguardado para futuras gerações, inclusive para as que visitam o nosso Estado”, ressaltou Marden. Atualmente o artefato de cimento é objeto de estudo no Núcleo, localizado no Centro de Tecnologia (CT), no campus de João Pessoa.  

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB