Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB está com inscrições abertas para curso de extensão sobre licenciamento ambiental

publicado: 20/07/2022 16h55, última modificação: 20/07/2022 16h55
O curso será presencial com a oferta de 25 vagas

Foto: Angélica Gouveia

Estão abertas as inscrições para o curso de Extensão “Licenciamento ambiental: teoria e prática”, organizado pelo Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental - LAPLAG, do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O curso é direcionado a estudantes de Geografia, Engenharia Ambiental, Ecologia e Ciências Biológicas da UFPB, e será realizado entre os dias 25 e 28 de julho, com aulas no Auditório do Departamento de Geociências, localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no campus I, em João Pessoa.

O geógrafo Henrique Gutierres, servidor técnico-administrativo da UFPB, será o ministrante da capacitação que oferta 25 vagas. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos) até esta quinta-feira, dia 21 de julho. De acordo com o ministrante, o curso contará com recurso expositivo de audiovisual para apresentação dos conteúdos e simulações de grupo, além disso os participantes serão estimulados ao desenvolvimento de atividades práticas.

Na programação da capacitação estão presentes temas como: noções da legislação ambiental brasileira, política nacional de meio ambiente; definições de licenciamento ambiental, procedimentos, tipos de licenças, atividades sujeitas ao licenciamento, órgãos ambientais, empresas de consultoria ambiental e a atuação profissional multidisciplinar, conselhos de meio ambiente e noções de avaliação de impactos ambientais.

Haverá ainda capacitação sobre estudos ambientais como subsídio para o licenciamento, audiência pública e participação social, estudos de casos e atividades práticas de análise de processos de licenciamento ambiental e uso de software para gerenciamento das licenças ambientais e suas condicionantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail laplag.ufpb@gmail.com ou no perfil de Instagram do laboratório.

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins