Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB entrega medalhas a atletas participantes dos JUPs 2024 e celebra fomento ao desporto universitário
conteúdo

Notícias

UFPB entrega medalhas a atletas participantes dos JUPs 2024 e celebra fomento ao desporto universitário

publicado: 19/07/2024 17h59, última modificação: 19/07/2024 18h16
Atletas da Universidade conquistaram 66 medalhas durante os jogos, que ocorreram de 15 de junho a 7 de julho

Foto: Vinícius Vieira

A expressão ‘Dias de Luta, Dias de Glória’, popularizada em música pela banda Charlie Brown Jr., descreve a vida de muitos atletas, em que palavras como dedicação, treino e sacrifício fazem parte de suas rotinas. No entanto, para os desportistas universitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), esta sexta-feira (19) – data em que receberam as medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas durante a edição 2024 dos Jogos Universitário Paraibanos (JUPs) e dos Jogos Universitários Paraibanos Praia (JUPs Praia) – foi um desses dias de glória. 

 

A cerimônia de entrega das 66 medalhas – 29 de ouro, 25 de prata e 12 de bronze – foi realizada no Hall do Prédio da Reitoria, no Campus de João Pessoa. Além dos esportistas da UFPB que competiram no JUPs e da comunidade universitária presente à solenidade, participaram da entrega o Reitor da Instituição, Prof. Valdiney Gouveia, o presidente da Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos (FPDA), Antônio Figueiredo de Alencar, e o professor Mateus David Finco, do Centro de Educação (CE), coordenador da Comissão de Atletas da UFPB. 

Antes da entrega dos troféus e medalhas, o professor Mateus Finco, em fala dirigida aos presentes, mostrou que sente orgulho das conquistas do time UFPB. O docente também celebrou o número recorde de 36 atletas da Instituição convocados aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), etapa nacional da competição que será realizada em outubro, na capital federal. 

“Pela representatividade, pela dedicação que vocês tiveram dentro das suas modalidades, é muito significativo para a gente que trabalha, que atua e apoia o esporte, ver esse crescimento. E vocês já estão deixando um legado para os alunos que estão ingressando, que ingressarão no futuro, mostrando que o esporte também pode trazer muitos valores e benefícios”, afirmou o docente. 

Em seguida, falou o Reitor Valdiney Gouveia que, na ocasião da solenidade, foi agraciado  com uma medalha de menção honrosa, em nome da FDPA, em reconhecimento ao apoio ao desporto universitário durante os últimos quatro anos, período em que está à frente da administração da UFPB. Ele garantiu que a UFPB vai subsidiar o transporte dos atletas convocados ao JUBs e que sua gestão está trabalhando em um programa, com critérios de ingresso claros e transparentes, para instituir o bolsa atleta aos desportistas da Universidade. 

“Os recursos não são infinitos e as bolsas também, por extensão, não podem, mas nós queremos começar com um número razoável de bolsas, de tal modo que potencialize os atletas. A prática de esportes é importante e com os exemplos de vocês, certamente, outras pessoas se contagiarão e começarão a praticar esportes. Então, desejo ânimo para que vocês sigam adiante, cada vez fazendo mais, levando o nome da nossa Universidade Federal da Paraíba”, disse o Reitor Valdiney. 

Logo após a entrega das medalhas, a equipe de cheerleading da UFPB, campeã dos jogos estaduais, ofereceu ao público uma rápida demonstração dessa moderna modalidade desportiva, que nasceu da prática comum em países como os Estados Unidos de se realizar a animação de torcida por meio da combinação de elementos de dança, ginástica e acrobacias por um grupo de pessoas, as chamadas cheerleaders

 

UFPB tem medalhistas de modalidade tradicionais e modernas

Desde criança, a piscina é um ambiente familiar ao atleta Gregory Henrique de Morais, de 30 anos, estudante do 3º período de Educação Física, que pratica natação desde a infância. A combinação do gosto pelo esporte, a rotina de treinos e a estrutura oferecida pela UFPB foi a fórmula que, segundo o atleta, garantiu a conquista de cinco medalhas – quatro de prata e uma de bronze – no JUPs 2024. Além das conquistas nos jogos estaduais, Gregory também comemora a convocação para os JUBs, competição na qual espera conquistar novas medalhas. 

 

“A estrutura que a UFPB oferece na área da educação física, para mim, é uma das melhores do Estado. A qualificação dos professores e o incentivo dado por eles às competições esportivas também foi de total importância. Minha expectativa é, futuramente, evoluir bastante na natação, trazer medalhas e ainda mais visibilidade para esse esporte que eu amo tanto”, disse Gregory. 

Outra medalhista que compareceu à solenidade desta sexta-feira (19) é Alice Araújo, de 24 anos, discente do quarto semestre de Direito, que integra a equipe da UFPB de cheerleading, campeã da etapa estadual. 

“Como o cheerleading é um esporte coletivo, ele é ótimo para a socialização. Eu consegui me conectar com a minha equipe e formar uma mini-família. Nós assumimos a dor um do outro. Também é um esporte que é muito desafiante e que requer muito do corpo”, destacou a atleta. 

Confira o quadro de medalhas da UFPB no JUPs 2024

Ouro: 29 medalhas (Natação - 16; Atletismo - 4; Judô - 4; Acadêmico - 1; Cheerleading - 1; Basquete 3x3 Feminino - 1; Basquete Feminino - 1; Xadrez - 1).

Prata: 25 medalhas (Natação - 10; Atletismo - 7; Judô - 4; Acadêmico - 1; Badminton - 1; Cross Training - 1; Surf - 1).

Bronze: 12 medalhas (Natação - 6; Atletismo - 3; Xadrez - 2; Basquete masculino - 1).

 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB