Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e Iphan discutem sobre cooperação visando guarda de material arqueológico

UFPB e Iphan discutem sobre cooperação visando guarda de material arqueológico

publicado: 26/10/2023 08h35, última modificação: 26/10/2023 10h16
Encontro teve como objetivo avaliar as condições para que a Universidade receba recursos da autarquia do Ministério da Cultura

261020231.jpg

O Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve receber recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para continuar a ser uma das instituições de guarda de material arqueológico da Paraíba. A informação foi dada pelo Superintendente Estadual do órgão, Emanuel Braga, durante visita à UFPB no dia 11 deste mês.

O dirigente do Iphan na Paraíba foi recebido no gabinete da Reitoria pelo Reitor da Universidade, Professor Valdiney Gouveia, pela Vice-reitora, Professora Liana Filgueira, e pela coordenadora do NDIHR, a arquivista Ana Andrea Vieira. Durante o encontro, os dirigentes dialogaram sobre as condições necessárias para o aporte de recursos, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TEDs), um instrumento de cooperação que objetiva transferir recursos com vistas à execução de programas, projetos e atividades.

O NDIHR é um órgão suplementar da Reitoria e está localizado no Bloco G da Central de Aulas do Campus I, em João Pessoa, e tem como objetivo básico o resgate e a preservação da memória sobre a realidade nordestina e, sobretudo, paraibana. Compõe o NDIHR, entre outras unidades, o Laboratório de Arqueologia, responsável pela salvaguarda de todo o acervo arqueológico encontrado na Zona da Mata Paraibana.

Uma dessas condições levantadas pelo Iphan para realizar a transferência de recursos refere-se ao quadro de servidores deste Laboratório, que necessita de profissionais especializados. Diante disso, o Reitor Valdiney Gouveia comprometeu-se a incluir o cargo técnico-administrativo de Técnico em Laboratório com especialidade em arqueologia no próximo concurso público para a Universidade, e também em viabilizar, junto ao Ministério da Educação (MEC), a redistribuição de ocupantes do cargo de arqueólogo para a UFPB. Para examinar essas possibilidades, o Coordenador de Processos de Gestão de Pessoas da Universidade, Fagner Oliveira, participou da reunião, representando a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

“Todo o nosso propósito é fazer com que a gente caminhe na mesma direção, que dê oportunidades para que o NDIHR funcione adequadamente e possa contribuir com a sociedade nas avaliações diversas que este Núcleo está habilitado a fazer”, afirmou o Reitor Valdiney Gouveia.

261020232.jpg

Na reunião, também foi debatido o projeto de adaptação das instalações do Núcleo. Parte das obras previstas nesse projeto – relacionadas ao Laboratório de Arqueologia – é que será feita com os recursos do Iphan, e compreende a construção de sala de higienização, sala de pesquisa, além de obras de alvenaria, com troca de piso, instalação de bancada, encanamento, tubulação especial de esgoto, forro, iluminação, tomadas, instalação de aparelhos de ar condicionado, divisórias, portas e gradil. Um plano de prevenção de combate a incêndios também está previsto no projeto.

De acordo com o Superintendente Estadual do Iphan, Emanuel Braga, o Iphan está aberto para o estabelecimento dessa e de outras parcerias com a UFPB, em todos os níveis, desde apoio técnico a apoio financeiro. “Temos um objeto muito concreto, que é o NDIHR e a sua requalificação, mas temos a perspectiva de que outros recursos possam chegar à Universidade Federal da Paraíba para definição de várias ações no quesito patrimônio cultural em todas as suas áreas, como patrimônio arqueológico, imaterial, edificado, dentre outros”, disse o representante do Iphan.

Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins