Notícias
UFPB e Instituto Alpargatas ampliam parceria para viabilizar estágios
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pretende firmar convênio de cooperação técnica com o Instituto Alpargatas (IA). A parceria irá propiciar a abertura de vagas de estágio. A reitora Margareth Diniz recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (28), o diretor do Instituto, Berivaldo Araújo, para discutir a formalização do convênio por meio do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS) da UFPB.
“O Instituto Alpargatas já é um parceiro da UFPB há algum tempo, a gente tem desenvolvido alguns projetos juntos na área educacional, capacitações, e, agora, a gente está formalizando isso para dar prosseguimento a essa agenda de colaboração”, explicou Henrique Menezes, pesquisador e coordenador do NPDS / UFPB.
O professor Henrique Menezes explicou que, com o alinhamento dos projetos do Instituto Alpargatas aos objetivos sustentáveis, a UFPB tem tentado avançar mais na colaboração técnica.
O Instituto Alpargatas atende crianças em nove cidades da Paraíba, além de cidades de Pernambuco e de Minas Gerais. “O Instituto Alpargatas tem sido beneficiado por uma parceria com a UFPB, que ratifica os programas do IA”, destacou o diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo. Segundo ele, a formalização do convênio de cooperação técnica e do convênio de estágio possibilitará que alunos das mais diversas áreas da UFPB participem de estágios no IA, na área de Desenvolvimento Sustentável e de Responsabilidade Social.
O Instituto Alpargatas propôs à UFPB a criação de uma disciplina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para disponibilizar vagas e permitir que os estudantes participem das ações de sustentabilidade e de responsabilidade social no Instituto Alpargatas e na Alpargatas como um todo, em diversas áreas.
“Para nós, é mais um avanço, em parceria com a Universidade, que sempre esteve de portas abertas, apoiando tecnicamente o instituto para que a gente pudesse melhorar a qualidade da educação pública. Nós atendemos a cem por cento das escolas públicas municipais de ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, nessas onze cidades no Brasil, e temos indicadores e resultados significativos da melhoria da qualidade da educação”, assegurou Berivaldo Araújo.
Ascom/UFPB