Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga resultado do Programa UFPB no seu Município

UFPB divulga resultado do Programa UFPB no seu Município

publicado: 06/06/2024 17h41, última modificação: 06/06/2024 17h41
Com recursos próprios, a UFPB busca levar a extensão universitária para as cidades do interior da Paraíba

Foto: Gustavo Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de extensão (Proex), publicou, nesta quarta (05), o edital de nº 09/2024 com o resultado definitivo do Programa UFPB no seu Município, ano 2024.

O programa tem o objetivo de expandir a interiorização da extensão universitária por meio da identificação da realidade socioeconômica local, cultural e ambiental dos municípios paraibanos. Para isso, busca projetos com ações que fortaleçam políticas públicas e a promoção sustentável que foque na promoção autônoma das comunidades para a melhoria da qualidade de vida local.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, destaca a importância do UFPB no seu Município para a extensão universitária e para a aproximação, cada vez mais, entre a academia e a comunidade, bem como para o desenvolvimento dos municípios paraibanos.

Com 180 projetos submetidos, dos quais 177 aptos a avaliação de mérito, as expectativas foram superadas, reforçou o pró-reitor substituto Thiago Cavalcanti. Concedidas 130 bolsas e ainda 44 projetos aprovados sem bolsa, no ano passado foram realizadas 150 submissões. Outro dado interessante é que houve 51 novos proponentes de projetos neste edital. Isso demonstra um crescimento anual no interesse dos extensionistas direcionado para a interiorização das atividades de extensão.

O programa se mantém com recursos próprios da Universidade, previsto no seu orçamento, para contribuir com a formação acadêmica e cidadã dos discentes de graduação dos cursos presenciais e a distância oferecidos pela instituição, a partir da experiência em ações de extensão universitária, de acordo com os requisitos dispostos no edital.

Confira o cronograma das próximas atividades do Edital

Registrar interesse dos discentes em participar do projeto no SIGAA - 06 a 07 de junho

Período de seleção dos discentes bolsistas -  07 a 12 de junho

Prazo para o Coordenador do Projeto encaminhar a documentação do bolsista selecionado às Assessorias de Extensão - 13 de junho