Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga editais de seleção de servidores da instituição para atuação como bolsistas do Programa Mulheres Mil

publicado: 02/05/2024 18h27, última modificação: 02/05/2024 18h27
Processo é voltado para professores e servidores ativos do quadro permanente

Foto: Divulgação/MEC

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou dois editais que disciplinam seleções simplificadas internas, reservadas a servidores ativos do quadro efetivo da UFPB para atuarem como bolsistas no âmbito do Programa Mulheres Mil. O edital nº 07/2024 destina-se à formação de cadastro de reserva de bolsistas para atuação na função de professor, exclusivamente, e o edital nº 08/2024 é para atuação em funções técnicas e de suporte pedagógico, como supervisor, apoio e orientador acadêmico.

As inscrições para os processos seletivos deverão ser realizadas pelo e-mail processos_seletivos@ets.ufpb.br, entre os dias 06 e 09 de maio, com o envio da documentação descrita nos editais. O bolsista selecionado precisa ter disponibilidade para atuar no local e horário a serem definidos pela coordenação geral do Programa, de forma que não conflite com suas atividades regulares na UFPB.

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal voltada à oferta de qualificação profissional rápida para mulheres indígenas, em situação de vulnerabilidade social e/ou privadas de liberdade. Os cursos ofertados às mulheres são de Manicure e Pedicure, Operadora de computador, Salgadeira, Confeccionadora de Bijuterias, Cuidadora Infantil, Cuidadora de Idosos, Assistente Administrativo e Depiladora.

De acordo com a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, além de aproximar a UFPB da sociedade, o Programa Mulheres Mil do Governo Federal é importante para promoção da igualdade de gênero, para a inclusão socioeconômica e valorização das mulheres, possibilitando-lhes oportunidades de emprego e renda por meio da educação e formação profissional, além de contribuir para a autonomia e o acesso das mulheres ao mercado de trabalho.

O Centro Profissional e Tecnológico – Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), em parceria com os Centros de Informática (CI), de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), e de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), todos da UFPB, será responsável pela execução do Programa. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, e da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana da cidade de Bayeux.

Para a seleção voltada a professores, os candidatos poderão se inscrever para mais de uma disciplina, se compatível com a sua formação e experiência. A carga horária máxima semanal a ser cumprida é de até 20 horas, mesmo em campi diferentes. O valor da bolsa formação é de R$ 50,00 por hora efetiva de trabalho. Os requisitos mínimos exigidos estão disponíveis no edital, e as disciplinas que os professores terão que lecionar abrangem as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Ciências Sociais e da Informação.

Já no processo destinado às funções de suporte pedagógico, a carga horária varia de 10h a 20h semanais, assim como o valor da bolsa formação, que é de R$ 36,00 por hora para os cargos de supervisor local e de orientador acadêmico, e de R$ 18,00 para apoio acadêmico local.

Ambos os certames ocorrerão em fase única, por meio de análise dos documentos dos candidatos que tiveram a inscrição homologada. A essa documentação serão atribuídas diferentes pontuações, conforme quadro disponibilizado nos editais. A convocação, nas duas seleções, obedecerá a ordem decrescente do total de pontos obtidos e acontecerá de acordo com a necessidade das atividades do programa.

A previsão de divulgação do resultado definitivo é no dia 07 de junho, para os dois processos simplificados, no site do CPT-ETS, mês em que também está previsto o início das atividades do Programa Mulheres Mil.

Texto: David Kevin e Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins