Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB cria dispositivo com câmera infravermelho para diagnóstico de plantas
conteúdo

Notícias

UFPB cria dispositivo com câmera infravermelho para diagnóstico de plantas

publicado: 14/04/2021 18h31, última modificação: 14/04/2021 18h34
O invento também pode identificar objetos no escuro e detectar defeitos em máquinas

Foto: Divulgação

Um dispositivo portátil para análise de imagens capturadas em tempo real por câmeras infravermelho desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) permite, dependendo da adaptação realizada e do índice calculado, diagnosticar a saúde de uma planta, identificar objetos em ambientes escuros ou, até mesmo, detectar defeitos em máquinas, prevenindo possíveis falhas em motores.

A pesquisa foi desenvolvida pela egressa do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), Suzane Gomes, sob orientação do Prof. Alisson Brito, do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER), no Centro de Informática (CI).

É um dispositivo desenvolvido para ser levado a campo, que analisa as plantas por meio do processamento de imagem capturada por uma câmera no dispositivo. O invento possui um processador que realiza as análises imediatamente após a captura das imagens. Além disso, a tecnologia também registra a geolocalização da imagem por meio de GPS integrado ao dispositivo. Desta forma, o gerente da propriedade pode analisar todas as imagens capturadas e localizar, depois, cada planta analisada em campo”, explicou o Prof. Alisson Brito.

Para que o equipamento possa ser usado no diagnóstico de plantas, é utilizado o índice de vegetação diferencial normalizado (NDVI), com diversas técnicas de processamento de imagem e de geolocalização. Apesar de ser pensado para plantações, outros algoritmos podem ser implantados no fireware do dispositivo para que outras análises possam ser feitas, como o diagnóstico de máquinas elétricas, por exemplo.

NDVI é um indicador gráfico simples que pode ser usado para analisar medições de sensoriamento remoto”, esclareceu o docente. O objetivo é observar se  vegetação verde viva.

O princípio do NDVI baseia-se na captura de raios infravermelhos refletidos pelas plantas ao receberem luz solar. Estes raios só podem ser capturados por câmeras especiais. Por isso o dispositivo utiliza uma câmera com sensibilidade para capturar raios na faixa do infravermelho próximo. Esse indicador gráfico é capaz de demonstrar a intensidade de fotossíntese que uma planta está realizando. Ao conhecer a idade o tipo de cultura da planta, é possível saber se ela está saudável ou precisando de algum nutriente.

O mais interessante é que este índice de fotossíntese não é possível de se observar a olho nu. Então o NDVI é um bom aliado para se detectar eventuais anomalias na plantação nos estágios iniciais. Isso, a depender de cada cultura”, pontuou o pesquisador.

Baixo custo - A inovação do produto é justamente a utilização de câmeras de baixo custo e sua aplicação em um dispositivo portátil. Por ser de baixo custo, o invento pode ser utilizado por agricultores familiares ou por grandes produtores. Prof. Alisson Brito adiantou que, nas próximas fases da pesquisa, o objetivo é adicionar algoritmos de inteligência artificial para ajudar o agricultor e fazer análises instantaneamente.

O produtor capturaria a imagem e enviaria para o servidor, que faria a análise e já indicaria para o produtor qual o problema da planta e quais recomendações para reverter esse problema”, salientou.

* * *
Reportagem: Carlos Germano e Aline Lins
Fotos: Divulgação