Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB concederá título de Professor Emérito ao Prof. Edison Roberto Cabral da Silva
conteúdo

Notícias

UFPB concederá título de Professor Emérito ao Prof. Edison Roberto Cabral da Silva

última modificação: 24/05/2022 11h55
Outorga ocorrerá no dia 27 de maio, às 17h, no auditório da Reitoria

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) concederá o título de Professor Emérito ao Prof. Edison Roberto Cabral da Silva, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), pelos relevantes serviços prestados à Instituição. A solenidade de outorga ocorrerá no dia 27 de maio, às 17h, no auditório da Reitoria, em João Pessoa.

A solicitação de concessão da honraria atende a um pleito coletivo apresentado pela Direção do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) e pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). O proponente é o Prof. Euler Cássio de Macêdo, Diretor do Cear.

O título de Professor Emérito é uma distinção concedida aos professores somente quando aposentados, por se destacarem em atividades didáticas de pesquisa e/ou ações notáveis de contribuição para o desenvolvimento da Universidade.

Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica de Pernambuco, o Prof. Edison Cabral possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Eletrônica Industrial pela Université Toulouse III Paul Sabatier (UPS), da França. Entre os anos de 1990 e 1991, ele realizou Pós-doutorado na University of Wisconsin - Madison (WISC), nos Estados Unidos.

Em 1967, ingressou na UFPB como professor, onde iniciou uma exitosa carreira acadêmica, desenvolvendo várias atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Segundo o Prof. Euler Macêdo, responsável pela propositura do título, o Prof. Edison é uma das maiores referências na área de eletrônica de potência no Brasil e no mundo.

“Meu vínculo inicial foi quando ele foi meu professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com quase 80 anos de vida, o Prof. Edison tem uma capacidade fantástica de produção e liderança. Ele tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento do PPGEE e, consequentemente, do Cear. Pelo seu histórico de orientação e inovação, ele é reconhecido em níveis nacional e internacional”, afirmou o diretor do Cear.

Em sua vida acadêmica, o Prof. Edison Cabral já publicou 65 artigos em periódicos nacionais e internacionais, três livros, um capítulo de livro e 256 trabalhos completos em anais de congressos nacionais e internacionais. Até o momento, orientou 23 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado.

É registrado no CREA como Engenheiro Eletricista, sendo membro da Sociedade Brasileira de Automática, da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência e das Sociedades Industry Applications (IAS), Power Electronics (PELS), Industrial Electronics (IES) e Power Engineering (PES) do IEEE.

Atualmente, o Prof. Edison atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE da UFPB, como voluntário, ministrando disciplinas e orientando trabalhos.

* * *
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Aline Lins