Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB capacita funcionários da limpeza para evitar contágio por Covid-19
conteúdo

Notícias

UFPB capacita funcionários da limpeza para evitar contágio por Covid-19

Vinte e dois trabalhadores do campus Bananeiras participaram do treinamento
publicado: 17/04/2020 17h21, última modificação: 17/04/2020 17h21
Terceirizados trabalham em regime de revezamento e recebem álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir segurança laboral. Foto: Reprodução/Egberto Araújo

Terceirizados trabalham em regime de revezamento e recebem álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir segurança laboral. Foto: Reprodução/Egberto Araújo

O Núcleo de Assistência Estudantil do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus III, em Bananeiras, capacita funcionários terceirizados responsáveis pela higienização dos ambientes, a fim de evitar contágio por Covid-19.

De acordo com o superintendente de Serviços Gerais da UFPB, Amauri de Sousa Félix, a universidade recomentou a todas as empresas terceirizadas que atuam nas atividades de limpeza nos campi da instituição a realização de treinamento com os funcionários, reforçando ainda mais a necessidade, neste momento de pandemia, de uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e adoção de um sistema de revezamento para garantir o distanciamento entre as pessoas, evitando aglomerações.

O treinamento oferecido faz parte do conjunto de atividades programadas pelo núcleo para responder ao cenário emergencial. Elas foram iniciadas antes mesmo da suspensão das atividades presenciais.

A capacitação tem sido realizada por profissionais de saúde que integram o núcleo, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicóloga e assistente social. Segundo a diretora do Centro de Ensino, professora Terezinha Domiciano, 22 trabalhadores receberam informações sobre o vírus e as características da doença, orientações sobre prevenção pessoal e laboral, procedimentos de orientações sobre limpeza, desinfecção e as técnicas mais eficazes em determinadas superfícies e ambientes.

Os funcionários terceirizados de Bananeiras também estão trabalhando em sistema de revezamento e receberam da direção álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para desenvolver suas atividades em segurança.

Terezinha Domiciano lembra que o treinamento foi uma das primeiras medidas adotadas como prioritárias, bem como a interdição de bebedouros. “Os funcionários foram orientados sobre o uso adequado dos EPIs para que eles possam ter uma segurança maior no contato com os resíduos, sobre quais os sintomas da Covid-19 e de como higienizar os espaços públicos”.

Ascom/UFPB